1º Festival Nova Música Paranaense acontecerá em junho no Guairinha

Festival é uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Guairacá Cultural, e apresentará jovens e novos talentos paranaenses

O Centro Cultural Teatro Guaíra e a Guairacá Cultural promovem nos dias 13 e 14 de junho o 1º Festival Nova Música Paranaense. Participarão desta primeira edição os compositores Arthur Carmonário, Lucas Thomaz, João Kluber, Santiago Beiz, Gabriel Hermes, Pedro Lopes, Karla Díbia, Daniel Amaral e Douglas Bertoncello. As apresentações são gratuitas e acontecerão no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), às 20 horas. O projeto tem como objetivo apresentar produções de qualidade de jovens e novos autores paranaenses.
Programação – nove compositores se apresentarão nos dois dias do Festival.
O compositor Arthur Carmonário apresentará três obras: Valsa em Sol Menor, A Grande Lua, Valsa em Mi Bemol Maior e Sonata n 2 – Mov I. Grave Maestoso-Larghetto molto expressivo. Participação do pianista Gabriel Palansc.
As valsas foram compostas e inspiradas nas valsas para piano de Chopin, nas quais há mais do que a ideia da dança. A sonata é uma peça de cinco movimentos que apresenta a ideia do cíclico. O primeiro serve como uma longa introdução à obra, que faz o ouvinte entrar num clima reflexivo.

Lucas Thomaz será o segundo compositor a se apresentar no dia 13 de junho.
A peça Prece ao Orvalho é inspirada na história infanto-juvenil Rosa, escrita por Lucas Thomaz. Quando a vida dos insetos e plantas de um jardim é ameaçada pelo descuido de seu dono, em meio a uma forte tempestade, Tinho, um pequeno inseto morador do jardim, sofre um grave acidente. O tema Prece ao Orvalho, escrito para piano, violoncelo e violão se refere à gratidão de Tinho ao se curar e solucionar seus problemas afetivos no jardim. O tema inicial, somente ao piano, se refere à esperança que o pequeno inseto sentia todos os dias em sua pequena vida. A linha de violão harmoniza de forma dramática o violoncelo que expressa os caminhos do vento que soam por cima do orvalho. Violão: Lucaz Thomas; Piano: Ana Caroline; Violoncelo: Maria Luiza Sprogis

Outro compositor, João Kluber, apresentará Valsa da Persuasão Apostatia que descreve o discurso persuasivo de um suborno. Pela subjetividade, a letra possibilita interpretações, inclusive amorosas. A harmonia densa construída sobre lá menor, com variações de preenchimento, dinâmica e andamento, tem seu ápice quando chega a um semitom acima, num solo de piano, para finalizar a capela. Apostasia versa sobre a solidão e o relacionamento pessoal, que se manifesta no relacionamento com os outros, na espiritualidade e nas convicções e medos diários. Piano e voz: João Kluber

O último compositor desta primeira noite do Festival será Santiago Beis (piano solo) que apresentará The sun secret (2010), Cidade (2013), Universom (2013-2076) INPARTMAINT. Inc. : Tokio, Japan e Ad Libitum (2015) DOMUS : Montevideo, Uruguai.

O segundo dia do Festival Nova Música Paranaense abre com o compositor Gabriel Hermes e a obra Miniatura para Piano em Mi Frígio: Quarteto de Cordas (Impressões sobre o Rosário), Fá Maior em 4 movimentos (I – Moderato con Brio; II – Andantino; III – Moderato Non Troppo e IV – Alegro Moderato). A miniatura para piano foi uma composição inspirada nos antigos modos litúrgicos com caráter denso, melancólico e por vezes enérgico. Possui peculiar contemplação de determinados acordes e melodias que se diluem em motivos bem amarrados a uma possível narração dramática.
O Quarteto de cordas inspirado no quarteto em fá maior de Ravel, nas cantigas de escravos da região de Minas Gerais e no estilo composicional “Tintinnabulum”, de Arvo Part, possui quatro movimentos bastante distintos, porém integrados em diferentes aspectos de suas inspirações. Piano: Thayse Solis; Violino I: Matheus Prost; Violino II: Cleide M.; Viola: Aldo Villani; Cello: Cezar Augusto.

Pedro Lopes apresentará a composição Conversa Noturna, o relato entre um casal de músicos, um violinista e uma flautista. Em três movimentos, o compositor relata uma noite na qual o casal não consegue dormir e acaba discutindo. Mas, ao fim da noite, tudo acaba bem. Flauta doce, Giovana Demarco; Violão, Pedro Lopes.

Os compositores Karla Díbia e Daniel Amaral integram o projeto Miniconto, obra / álbum tocada de uma vez só, sendo interpretada pela voz de Karla e pelo violão de Daniell. Conta a história de um desencontro entre uma filha e uma mãe. As mudanças e trajetórias que acontecem com as personagens são percebidas por meio das passagens dos arranjos musicais, que permeiam tanto o popular como o clássico, tendo como referência Villa-Lobos. Miniconto: I. Mãe; II. Superdotados; III. Ida; IV. Corpo; V. Indecência; VI. Carta; VII. Sopro

Douglas Bertoncello encerra a programação deste primeiro Festival. Ele apresentará
Teimoso – Prelúdio em Dó menor.

Serviço
1º Festival Nova Música Paranaense
Dias 13 e 14 de junho às 20h
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Entrada gratuita

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.