1º Fórum Náutico discute potencial do litoral paranaense

Comando Comunicação – 18/06/2018 – Dentro da programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica, em Guaratuba, que acontece de 28 a 30 de junho de 2018, no Iate Clube de Guaratuba, haverá o 1º Fórum Náutico do Litoral do Paraná. O fórum será na sexta-feira, 29 de junho. Serão discutidos temas como a economia náutica do Paraná, projetos de desenvolvimento do turismo da região e o potencial dos esportes náuticos no litoral paranaense e conservação dos oceanos. A entrada é franca e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail contato@adeturlitoral.com.br até dia 28 de junho.

Dentre os participantes do Fórum, destaque para as presenças do Ronaldo Basílio e de Sergio Laus. “O Ronaldo é o CEO da Westrec Marinas na América Latina, uma das maiores operadoras de marinas do mundo, atua com implantação e desenvolvimento de projetos de Marinas na América Latina, e é proprietário de algumas marinas no Brasil. Já o Sergio Laus é surfista profissional, recordista mundial de surf na Pororoca e também produz um programa do canal OFF na Globosat”, detalha Rafael Andreguetto, diretor executivo Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR LITORAL). O fórum é realizado pela ADETUR LITORAL em parceria com a Loba do Mar Eventos, organizadora do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba, e conta como apoio do SEBRAE/PR. “ Como o SEBRAE PR atua de forma territorial com o intuito de alavancar as vocações de determinadas localidades, o apoio à realização do 1º Fórum Náutico do Litoral está alinhado à estratégia do SEBRAE de fomentar a criação e/ou fortalecimento de espaços de diálogos com o intuito de debater o desenvolvimento da economia náutica no Litoral”, explica Caren Santos, Gestora dos Projetos de Turismo no Litoral do SEBRAE/PR.

De acordo com estudo realizado pelo SEBRAE/PR em 2017 sobre a Economia Náutica do Litoral, o Paraná possui a 5ª maior frota de embarcações do País, sendo que no Litoral há, atualmente, entorno de 52 marinas, iates clubes e garagens náuticas instaladas. Embora os números da oferta sejam expressivos, há oportunidades para os empreendedores de micro e pequenas empresas nesta cadeia, ampliando a oferta de passeios náuticos e de atividades relacionadas aos esportes aquáticos, de prestadores de serviço especializados e de comércio de produtos e acessórios relacionados ao segmento náutico e de pesca, bem como a realização de eventos. Além disso, o desenvolvimento da economia náutica tem potencialidade de impactar diretamente em outros segmentos característicos do turismo, como a hotelaria e a gastronomia. De acordo com gestora de projetos, eventos como Festival podem ser considerados uma importante estratégia para ampliar a oferta turística durante o ano. “Por isso é fundamental que o calendário do Litoral seja estruturado conjuntamente entre os municípios e tenha envolvimento da iniciativa privada, com intuito de agregar valor aos serviços e produtos turísticos ofertados”, lembra.

Sobre o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba

As inscrições para o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica estão abertas. O campeonato Sul Brasileiro de Pesca, que está em sua 14ª edição, se torna Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica nesta edição de 2018. O evento vai reunir, entre os dias 28 e 30 de junho no Iate Clube de Guaratuba, pescadores em busca do maior Robalo da baía de Guaratuba, no litoral paranaense. Existem na baía duas espécies de Robalos: o Peva e o Flexa. O evento reunirá mais de 300 pescadores para as atividades competitivas e mais de 1.000 pessoas para todas as atividades paralelas como o Fórum Náutico do Litoral e Programa de Educação Ambiental.

“A ideia de transformar o Sul Brasileiro de Pesca em um grande festival é agregar mais atividades à parte competitiva do evento e atender outros públicos. Vamos ter atividades culturais e socioambientais envolvendo as escolas e a comunidade local, uma expo para ativação das marcas patrocinadoras e um torneio de arremesso que complementam a programação”, destaca Giselle Furtado, da Loba do Mar, organizadora do festival.

O torneio de pesca, que será no sábado (30), conta com duas categorias: Isca Artificial e Isca Livre. Na categoria Isca Artificial as embarcações, com no máximo três pessoas, pescam apenas o Robalo (Centropomus Sp), no sistema pesque e solte. Os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água sem marcas de pré-captura. Já na categoria Isca Livre estão liberadas a pesca de qualquer espécie que não tenha a pesca restringida pela legislação do IBAMA. Para mais informações sobre as provas, consulte o regulamento do torneio em http://www.lobadomar.com.br/sulbrasileiro/assets/files/Regulamento.pdf.

Além dos troféus, medalhas e dos brindes dos patrocinadores para os melhores colocados em cada uma das categorias (Isca Artificial e Isca Livre), esse ano a maior novidade fica por conta do sorteio de um carro 0Km entre os participantes das provas.

Além disso, o festival inova e apresenta o 1° Fórum Náutico do Litoral com provas de habilitação náutica aplicadas pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, palestras sobre náutica, pesca, meio ambiente, esportes aquáticos, regulamentação e painéis. O fórum é uma iniciativa conjunta da ADETUR (Agência de Desenvolvimento do turismo sustentável do litoral do Paraná) e da AMLIPA (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Loba do Mar Eventos, associações de pesca e náutica, associações de marinas, a Paraná Turismo, SEBRAE/PR e outras entidades que atuam com a economia náutica.

1° Fórum Náutico do Litoral do Paraná

Data: Sexta-feira, 29 de junho de 2018

Programação

9h00 – Credenciamento e Abertura

9h30 – Reunião Implementação Fórum Náutico – Palavra da AMLIPA e ADETUR

Pauta: Objetivo da formação do Fórum Náutico “Economia Náutica do Paraná” e “Lei de

Incentivo aos Eventos”

11h30 – Palestra “Potencial dos Esportes Aquáticos no Litoral do Paraná” com Sérgio Laus –

Surfista Profissional, recordista mundial de surf na Pororoca

12h30 – Pausa para o almoço

14h00 – Palestra “Salvaguarda no Mar” com Com. Germano Teixeira da Silva – Capitão de Mar

e Guerra / Capitão dos Portos do Paraná

15h00 – Painel “A Economia Náutica do Litoral do Paraná”

Painelistas:

· Caren Santos – Gestora de Projetos de Turismo no Litoral

· Prof. Rangel – Oceanógrafo e professor da UFPR Litoral

16h00 – Intervalo

16h15 – Palestra “As Marinas e o Desenvolvimento do Turismo” com Eng. Ronaldo Basílio de

Souza, Sócio da Top Marinas S/A – Investimento e Operação de Marinas

17h15 – Palestra “A Relação entre a Conservação dos Oceanos e o Turismo Náutico” com

Robin Loose, da Associação Mar Brasil e Projeto Rebimar

Data: Sexta-feira, 29 de junho

Local: Iate Clube de Guaratuba – Rua José Bonifácio, s/nº

Inscrições pelo e-mail: contato@adeturlitoral.com.br

Para mais informações: 41 3024-0074 ou 41 9.9164-6395

Entrada franca.

Patrocínio: SANEPAR

Realização: ADETUR Litoral e Loba do Mar Eventos

Apoio: Adventuri Boats, Prefeitura Municipal de Guaratuba, RCL Ideias, Negócios e Turismo, UFPR Litoral, Marinha do Brasil, Paraná Turismo, SEBRAEPR, Secretária do Esporte e do Turismo do Estado do Paraná, Associação MarBrasil

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.