Turismo sustentável é o foco do Paraná na maior feira do setor da América Latina

O Paraná está presente na maior feira de viagens e turismo do continente, a WTM Latin America, iniciada nesta segunda-feira em São Paulo

Foto: SETU

O turismo sustentável, com preservação ambiental, é o foco do Paraná na maior feira do setor do continente, a WTM Latin America, aberta nesta segunda-feira (03), em São Paulo. O Estado também apresenta ações de fortalecimento à regionalização, com a capacitação e qualificação dos municípios, e de estímulo ao turismo rodoviário, ao turismo rural e ao segmento de eventos. São apresentados os atrativos em estandes do projeto Parques Paraná, de Curitiba e de Foz do Iguaçu. Uma comitiva técnica da Secretaria do Turismo mostra os programas que estão sendo implantados ou fortalecidos.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, apresentou à ministra Daniela Carneiro a política do governo estadual para esta área. “Mostramos os planos do governo Ratinho Junior para o turismo sustentável como um grande impulsionador da economia do Paraná. Falamos também da importância de parcerias com o Ministério e a Embratur, especialmente na possibilidade de financiamento para projetos de capacitação e infraestrutura turística nos municípios”, disse o secretário.

A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) também está divulgando o Litoral do Paraná como um destino de cruzeiros de luxo, após o recente anúncio da operadora MSC Cruzeiros – uma das principais companhias do segmento no mundo – de novas escalas e embarques inéditos em Paranaguá, com itinerários para Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

PARQUES PARANÁ – Na WTM, um estande destaca o projeto Parques Paraná, que visa o fomento do uso público e de turismo nas Unidades de Conservação do Estado. A proposta é desenvolver o turismo nas UCs por meio de ações conjuntas entre os órgãos de governo e parceiros. “Temos que entender o turismo como uma estratégia para a conservação ambiental. É isso que o Parques Paraná objetiva enquanto projeto, e que estamos divulgando durante a WTM,”, explica Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra.

“Estamos apresentando o Paraná como um destino do Litoral às Cataratas do Iguaçu, passando pela Capital e por todas as 19 regiões turísticas, os parques, rios, nossa gastronomia. Somos o Estado mais sustentável do país e aqui há muito para conhecer”, enfatiza o secretário Marcio Nunes.

TENDÊNCIAS – Ao longo de três dias, a WTM promove uma série de seminários com profissionais influentes da indústria de viagens e turismo, abordando as tendências mais recentes do setor. Além disso, o evento proporciona a troca de informações e intercâmbio com traders e governos de todo o mundo.

“Precisamos estar conectados com agentes de viagem e operadoras de todo o Brasil e do Exterior para que possamos vender o Paraná como destino turístico. E, para vender, é preciso conhecer. Então vamos intensificar a participação do Estado nas feiras e eventos do setor”, disse Nunes.

Na semana passada, por exemplo, o Paraná esteve presente em Porto Alegre da 37ª Feira de Negócios Turísticos UGART – União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo, evento que reuniu mais de 2,8 mil agentes de viagens de todo o país. Participam também da feira em São Paulo os diretores da SETU Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini, além da assessora técnica Deise Bezerra.

NETWORKING E QUALIFICAÇÃO – A WTM Latin America é o maior e mais tradicional evento turístico da América Latina, realizado anualmente em São Paulo desde 2013. A feira reúne mais de 20 mil profissionais de viagens e turismo e 565 estandes de empresas e destinos de todo o continente. Além de palestras e workshops, são apresentadas no evento as mais novas tecnologias e soluções para a indústria de viagens e turismo.

Fonte: Turismo sustentável é o foco do Paraná na maior feira do setor da América Latina | Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br)

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Proposta reconhece CREA-PR como colaborador técnico em projetos de lei da Assembleia Legislativa Um projeto de lei protocolado na Assembleia…