Carro elétrico da Itaipu vai ajudar Lula em recuperação da cirurgia

Imagem: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Entrega técnica do equipamento foi realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília. Empréstimo foi feito em regime de comodato. 

A Itaipu Binacional cedeu para a Casa Civil da Presidência da República, em regime de comodato, um carrinho elétrico de transporte. O veículo é da marca Jacto (modelo VPX-04), ano 2018, e será usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua recuperação da cirurgia de quadril, que ele fará no final de setembro.

A entrega técnica do equipamento ocorreu na quarta-feira (12), em Brasília. No mesmo dia, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, esteve em reunião de trabalho com o presidente da República no Palácio da Alvorada, residência oficial de Luiz Inácio Lula da Silva.

O contrato de comodato assinado entre a Binacional e a Casa Civil estabelece que a Presidência deverá fazer a manutenção preventiva e as corretivas indicadas no Manual do Proprietário, que foi entregue junto ao veículo. Ao fim do contrato, em dezembro de 2026, o equipamento deverá ser devolvido nas mesmas condições observadas no momento da entrega, ressalvados os desgastes resultantes do uso normal.

No total, a Itaipu tem 65 equipamentos semelhantes. Esses veículos são usados, em sua maior parte, na área industrial da usina hidrelétrica e no almoxarifado, para transporte de pessoal e equipamentos. Alguns também são usados no Refúgio Biológico Bela Vista para o deslocamento de mudas e plantas.

Imagem:  Divisão de Transportes da Itaipu Binacional

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.