A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, comentou nesta terça-feira (30/10) a pesquisa da Paraná Pesquisa, que aponta o deputado e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2024.
Em entrevista ao Blog do Esmael, Gleisi declarou que vê com bons olhos a liderança de Ducci e a possibilidade da frente entre a Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) e a possível aliança com PDT e PSB nas eleições municipais de 2024.
“A liderança de Ducci na pesquisa vai consolidando um campo para a disputa política não só em Curitiba, como também no Paraná e de apoio ao palanque de reeleição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026″, disse Gleisi.
Ou seja, de acordo com a presidente nacional do PT, o desempenho de Ducci e da frente ampla na capital do Paraná vai sustentar o projeto eleitoral de Lula mais adiante.
A Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (31/10) pesquisa inédita sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba, onde, segundo o instituto, Ducci aparece com 25,6% das intenções de voto, seguido da também deputada federal Rosangela Moro (União-SP), com 15,3%.
O socialista Ducci chega ao patamar de 28,1% (cenário 5), de acordo com a Paraná Pesquisas.
Embora no nome da deputada federal Carol Dartora (PT) tenha sido pesquisado, o Partido dos Trabalhadores ainda discute sua tática eleitoral para a capital paranaense.
Além dela, o PT de Curitiba recebeu as inscrições do líder do governo da Câmara, Zeca Dirceu, e do advogado Felipe Magal, ex-coordenador do Comitê Lula Live.
No entanto, em entrevista ao Blog do Esmael, na noite de segunda-feira (30/10), o próximo presidente da Frente Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV), Elton Barz, sinalizou fortemente para a formação de uma frente ampla com Luciano Ducci.
“Ainda estamos na fase de articulações, mas a tendência é que a gente caminhe para uma frente ampla com Ducci”, disse Barz, afinado com a declaração de Gleisi Hoffmann.
[Texto continua após a foto…]
Luciano Ducci, por sua vez, comemorou o resultado favorável na sondagem.
“Fiquei muito feliz com o resultado desta pesquisa. Mostra que a cidade está atenta e quer alguém que seja capaz de dialogar, de realizar. Acredito que o resultado demonstra que Curitiba reconhece tudo que construímos como prefeito, na saúde, na área social”, afirmou o parlamentar socialista.
A Paraná Pesquisas ouviu 805 eleitores curitibanos entre os dias 26 e 29 de outubro de 2023.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos para mais ou para menos.