Astrônomos encontram Super-Terra que poderia ser um mundo habitável

Ilustração mostra Super-Terra perto de estrela no espaço. (Imagem: NASA/JPL-Caltech )

Órbita é mais estreita e leva apenas 19 dias para completar uma viagem ao redor de estrela anã

Astrônomos descobriram uma nova Super-Terra a cerca de 137 anos-luz de distância orbitando uma estrela anã vermelha, conhecidas por exibirem explosões extremamente poderosas.

Uma nova pesquisa publicada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society apresenta mais detalhes sobre a descoberta. Play Video

    O que foi revelado sobre a nova Super-Terra?

    • Do tamanho da Terra, o planeta fica em uma zona habitável conservadora.
    • Sua órbita é mais estreita e leva apenas 19 dias para completar uma viagem ao redor da estrela anã.
    • A estrela TOI-715 é um pouco mais velha que o nosso Sol, com cerca de 6,6 bilhões de anos e, segundo os pesquisadores, apresenta um “baixo grau de atividade magnética” e ausência de brilho.
    • Vale ressaltar que ‘zona habitável’ é um termo que identifica planetas que podem ter água líquida.
    • Já a ‘zona habitável conservadora’ identifica uma região em torno de uma estrela onde um planeta recebe tanta insolação solar quanto a Terra (independente da distância).
    • A descoberta alimenta a possibilidade de encontrar outras formas de vida e de nos ensinar mais “sobre a formação planetária e a evolução pós-formação”, diz o estudo.
    Ilustração mostra Super-Terra perto de estrela no espaço. (Imagem: NASA/JPL-Caltech )

    O planeta pode ser habitável? 

    Por enquanto ainda não há uma resposta clara. O que se sabe é que, como dito antes, o planeta fica em uma zona habitável conservadora. De qualquer forma, o sistema TOI-715 é um alvo atraente para estudos mais aprofundados e aguarda sua vez para ser examinado pelo JWST (Telescópio Espacial James Webb). 

    Os resultados podem ou não apoiarem a habitabilidade. Outro pequeno planeta também pode estar orbitando TOI-715, mas ainda são necessárias observações e acompanhamento para confirmá-lo.

    O artigo foi publicado pela Universe Today.

    Compartilhe!

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    WhatsApp
    API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.