Abrabar acompanha mutirão para preencher as vagas em bares e restaurantes de Curitiba

10 empresas do setor ofereceram 175 vagas no mutirão, que marcou start para recuperar mão de obra que migrou para outras atividades

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) acompanhou, na manhã desta terça-feira (21), o mutirão para preencher diversas vagas no setor de gastronomia e entretenimento de Curitiba. Ao todo, 10 empresas ofertaram 175 vagas que estão ociosas por falta de trabalhadores que migraram para outras atividades durante a pandemia da covid-19.

A ação é resultado de uma parceria entre a Abrabar e a Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Na Agência do Trabalhador, o presidente Fábio Aguayo foi recebido pelo secretário Rogério Carboni. “Este mutirão é muito importante para nossa categoria, e é um start (partida) para tentar recuperar esta mão de obra trabalhadora que migrou para outras atividades econômicas”, disse.

O presidente da Abrabar lembra que, durante a pandemia, quase 40% das empresas do setor fecharam e ainda não voltaram ativamente. “Estas casas podem estar abertas, mas não estão funcionando, até porque não tem dinheiro para dar baixa. Neste interim, perdemos até 30% da nossa mão de obra, para outros setores que não tem dificuldade nesta contratação”, informou.

Além de trazer os trabalhadores de volta, Aguayo destacou que outra coisa importante para a categoria é trazer de volta o hábito da carteira assinada. “Hoje, muita gente só quer trabalhar de frila, serviço eventual ou o famoso taxa (que recebe pelo tempo trabalhado). Então, este é outro desafio do nosso do setor, de fidelizar este trabalhador para termos um engajamento maior”.

Desafios
O mutirão organizado em parceria com a Sejuf foi o primeiro passo dado junto com as empresas para superar estes desafios todos. “Vamos avançar nisto em outras cidades do estado, e também ampliar mais as ofertas para tentar inclusive preparar estes trabalhadores”, ressaltou.

O secretário Rogério Carboni (Sejuf) disse que o mutirão foi um sucesso. “É uma oportunidade das empresas que precisam de trabalhadores na área de bares e restaurantes contratarem e de trabalhadores que querem trabalhar nesta área também fazer esta intermediação, esta aproximação”.

“Então, o papel do Governo do Estado, do governo Carlos Massa Ratinho Junior é sim fazer esta aproximação entre as pessoas, entre os atores, a Abrabar, bares e restaurantes e as pessoas que precisam de emprego. Por isto que o Paraná é campeão de vagas de trabalho”, completou Carboni.

De acordo com o presidente da Abrabar, importante o poder público ajudar a categoria, especialmente com relação as fiscalizações no pós-pandemia, que tem trazido transtornos para o setor. “Só traz insegurança aos empresários que querem apenas gerar emprego e está instabilidade emocional e institucional que sofremos, cria estas dificuldades”, concluiu.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated.