Apresentações “Carmen”, dias 27, 28 e 29/04 em São Paulo – Balé Teatro Guaíra – Temporada 2018

Balé Teatro Guaíra se apresenta com o balé “Carmen” em São Paulo e aqui em Curitiba o Projeto Sexta Pública tem continuidade

O Balé teatro Guaíra segue com a agenda lotada, tanto de ensaios quanto de apresentações. Além dos ensaios com o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni para a nova montagem de “O Lago dos Cisnes”, que será apresentada em junho, o Balé Teatro Guaíra fez sucesso no VIVADANÇA Festival Internacional, em Salvador, no dia 19, com o espetáculo “Carmen”. O BTG se apresentou para uma plateia de 1400 pessoas e foi aplaudido de pé. Nos dias 27, 28 às 21h e 29 às 19h, os bailarinos do BTG se apresentam no “1º Festival de Dança de São Paulo – Abril Para a Dança”, também com o espetáculo “Carmen”.

“Carmen” que também tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, sob composições de Georges Bizet e Rodian Shchedrin, estreou em 2016 no Guairão, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

“Carmen” é uma das obras mais conhecidas e tocadas no mundo todo. Escrita em forma de ópera pelo compositor francês, Georges Bizet é um drama clássico de amor e ódio ambientado em Sevilha no século 19. Conta a história da sedutora cigana Carmen, que afasta Don José da noiva Micaela, dando início a uma confusa e trágica trama de amor. A versão para balé foi criada 90 anos depois da estreia da ópera, (1875), em Paris por Rodion Shchedrin, compositor russo, que dedicou a obra à esposa Maya Plisetskaya, primeira bailarina do Balé Bolshoi, que morreu em 2015. O espetáculo pertence ao imaginário da civilização ocidental como uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. Trata de amor, passionalidade, ciúme e morte.

“O Balé Teatro Guaíra é uma das principais companhias de balé do Brasil, e a sua circulação pelo Brasil vem comprovar esse sucesso. O Governo do Paraná fez trabalho qualificado no ano passado, com a implantação do Palcoparaná e após um minucioso processo seletivo, foram contratados 23 bailarinos, e com um novo elenco o BTG segue sendo referência em todo o país”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Projeto Sexta Pública

Além da agenda de apresentações, na última sexta-feira de cada mês o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe visitantes interessados em conhecer e se aproximar do Balé Teatro Guaíra. Uma oportunidade de fazer um tour pelos bastidores e também vivenciar um dia dentro da rotina de trabalho da Companhia.

O projeto Sexta Pública propicia uma experiência diferenciada, na qual o público pode conhecer de perto a preparação técnico-artística que antecede um espetáculo. As atividades previstas são: visitação aos auditórios do Teatro e guarda-roupa do Balé Teatro Guaíra, aula e ensaios abertos e bate-papo entre visitantes, bailarinos e ensaiadores.

A visitação é conduzida por integrantes do BTG, responsáveis pela apresentação das dependências do Teatro, elaboração e distribuição de material explicativo sobre a aula que será ministrada, detalhes sobre as obras a serem ensaiadas, como também a introdução e mediação aos bate-papos. Este encontro visa aproximar arte e público, possibilitar a acessibilidade à dança contemporânea, sensibilização e formação de plateia.

No dia 17 de abril os integrantes do “DANCEP – Grupo de dança contemporânea do Colégio Estadual do Paraná” esteve participando do Projeto Sexta Pública. ​​​​​​Assistiram à aula de balé clássico do Balé Teatro Guaíra ministrada pelo professor Samuel Cavalerski e depois ao ensaio do balé CARMEN.

Serviço:

Balé Teatro Guaíra
Espetáculo “Carmen”, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni
Dias 27, 28 e 29 de abril, sexta e sábado às 21h, e, domingo às 19h
1º Festival de Dança de São Paulo – Abril Para a Dança
Local: Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró ( Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro), São Paulo.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.