Atividade portuária gera emprego e renda em Paranaguá

“Com mais investimentos em infraestrutura e aumento crescente na produtividade, as empresas ligadas ao setor empregam mais. Com mais gente trabalhando, os salários são gastos no comércio, em alimentação e serviços diversos. É um ciclo virtuoso, a economia se fortalece e a cidade prospera”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese.

Segundo o IBGE, das 4.693 empresas registradas em Paranaguá, 14% são voltadas ao armazenamento, movimentação e logística de produtos. Além disso, a atividade portuária é a maior fonte pagadora da cidade – dos cerca de R$ 1,3 bilhão injetado na economia todos os anos, um quarto é proveniente dos salários pagos aos trabalhadores ligados ao porto.

QUALIDADE DE VIDA: Paranaguá somou 152 mil habitantes no último censo. A cidade é o 10º município do Estado em população e a 9° economia do Paraná, com R$ 7 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, a cidade tem o 2º PIB per capita do Estado e o Índice de Desenvolvimento Humano, que avalia expectativa de vida, educação e renda, é de 0,750.

PORTO PARNANGUARA: Na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, dos 504 empregados, 296 nasceram em Paranaguá. Os parnanguaras se destacaram, em especial, no último concurso público realizado pelo órgão, em 2017. Mais de 80% dos 35 aprovados, que iniciaram as atividades em junho deste ano, nas funções de assistente administrativo, agente administrativo de segurança, técnico portuário e técnico de segurança do trabalho, são naturais da cidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.