Audiência Pública inicia regularização de 150 propriedades rurais em Morretes

O evento, no barracão da Igreja Católica da Comunidade do Sambaqui, foi conduzido pelo diretor-presidente da instituição, Amilcar Cabral, com a finalidade de explicar como funciona o processo para regularizar as propriedades.

O trabalho que será por meio de convênio firmado entre o ITCG e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Casa Civil do Governo Federal, contempla tanto terras públicas quanto particulares, com o ajuizamento de ações de regularização, apoiando os pequenos produtores rurais para que possam garantir o direito de ter os imóveis em seus nomes, além de possibilitar a permanência na terra e o acesso a políticas públicas como crédito rural e assistência técnica.

Serão atendidas pelo convênio cerca de 1.450 propriedades em 12 municípios do Paraná onde se constatou maiores índices de carência, áreas de difícil acesso e ocupantes que não possuem recursos financeiros para custear a regularização.

Entre os dias 24 e 27 deste mês, técnicos vão cadastrar e coletar documentos dos beneficiários para que seja feito o georreferenciamento dos lotes (medição, elaboração de mapas e memoriais descritivos), bem como a emissão de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica).

PARCERIA – Com isso pronto, o ITCG atua em parceria com a Defensoria Pública e/ou Tribunal de Justiça/Programa Justiça no Bairro, para o ajuizamento das ações. Também são parceiros o Ministério Público, Prefeituras Municipais e Emater.

Além de Morretes, já foram feitas audiências em Piên, Agudos do Sul, Mandirituba e Guaraqueçaba. As próximas serão em Antonina, Campina Grande do Sul, Contenda, Guaratuba, Lapa, Tijucas do Sul e Quitandinha.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.