Autoconhecimento ajuda a enfrentar conflitos em sala de aula

Desrespeito, violência, estresse e sobrecarga de trabalho. Esses são alguns dos problemas enfrentados diariamente por professores e diretores em escolas públicas de todo o Brasil. Para enfrentar cada um deles, a Secretaria da Educação de Pontal do Paraná está apostando no autoconhecimento dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (15), a secretaria promove o primeiro workshop sobre autoconhecimento para uma turma de diretores de escolas.

“Conhecer seus limites, identificar pontos de ebulição e agir preventivamente, para reduzir os atritos dentro das escolas a partir do comportamento pessoal é o que queremos promover”, afirma Cleonice Silva do Nascimento, secretária da Educação de Pontal do Paraná.

O workshop será ministrado pela psicóloga Renata Alves Gava, consultora organizacional e conta com o apoio do 3P – Porto Pontal Paraná. Segundo Gláucia Coutinho, gerente de Gestão de Pessoas do 3P, “o workshop vai ajudar diretoras e professoras a reconhecer e mapear suas qualidades, habilidades, potencialidades e limitações e, a partir disso, ampliar sua atitude mental. O objetivo é promover a auto responsabilidade e o protagonismo”.

A partir do autoconhecimento dos profissionais da educação, a proposta da secretaria é promover também o autoconhecimento dos alunos da rede municipal de ensino. “As crianças e adolescentes também precisam entender a responsabilidade das suas decisões. A resistência natural em lidar com o diferente e com o novo, por exemplo, são os principais obstáculos a serem superados”, afirma Gláucia.

Os ganhos e aprimoramentos alcançados a partir do autoconhecimento podem ser amplos. “Qualquer relacionamento e seus resultados dependem de como nos portamos em relação aos conflitos. O autoconhecimento ajuda a entender o porquê de muitos conflitos e como lidar para melhor equacioná-los. Na área da educação, os ganhos são muitos, entre eles, melhorar a comunicação entre as diretoras e suas professoras diretas, a comunicação entre a diretoria das escolas e a Secretaria de Educação do Município e o relacionamento pessoal das diretoras com familiares, colegas de trabalho e seus alunos”, completa Gláucia.

O workshop desta sexta será realizado no escritório do 3P, em Praia de Leste, no período da tarde. Um segundo workshop já está programado para a próxima sexta-feira (22), no mesmo local. As diretoras participantes doarão mantimentos que serão entregues à Casa de Passagem de Pontal.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.