Eleitores de Bolsonaro preferem Michelle contra Lula, mostra pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (13/5) mostra dados reveladores sobre as preferências dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2026, considerando sua inelegibilidade até 2030. Com o ex-presidente fora do páreo, quem os apoiadores do atual presidente veem como o melhor substituto? Os resultados surpreendem.
Entre os entrevistados que votaram em Bolsonaro em 2022, o nome mais cotado para ocupar seu lugar é o da sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL). Esta escolha, aparentemente inusitada, demonstra uma ligação emocional e uma aposta na continuidade da chamada “onda bolsonarista”.
Em segundo lugar, está Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador paulista e ex-ministro de Bolsonaro. Sua posição indica um reconhecimento por sua atuação no governo anterior, especialmente no setor de infraestrutura.
Quando confrontados com a possibilidade de enfrentar o presidente Lula nas urnas, os eleitores de Bolsonaro mostram uma clara preferência por Michelle Bolsonaro, com 41% das intenções de voto, em comparação aos 33% que escolheriam Tarcísio de Freitas.
A preferência por Michelle não se limita apenas aos eleitores de Bolsonaro. Entre os apoiadores de Lula em 2022, assim como entre aqueles que não votaram ou anularam seus votos na última eleição presidencial, há um empate técnico entre Michelle e Tarcísio.
Considerando os resultados sem levar em conta o voto na última eleição, Michelle Bolsonaro continua à frente, com 28% das intenções de voto, seguida por Tarcísio de Freitas, com 24%.
No entanto, quando analisamos o cenário por região, observamos algumas nuances interessantes. Tarcísio tem preferência sobre Michelle apenas no Sudeste. No Sul, Ratinho Júnior (PSD) supera o governador paulista. No entanto, o governador paranaense continua atrás da ex-primeira-dama.
- Nordeste: Michelle (31%), Tarcísio (20%), Ratinho (9%), Caiado (5%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (32%)
- Sudeste: Tarcísio (33%), Michelle (23%), Zema (12%), Ratinho (8%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (22%)
- Sul: Michelle (26%), Ratinho (21%), Tarcísio (18%), Zema (5%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (28%)
- Centro-Oeste: Michelle (33%), Tarcísio (16%), Caiado (12%), Ratinho (10%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (26%)
A pesquisa, realizada de forma presencial, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiabilidade de 95%.
Fonte: Bolsonarismo: Ratinho Júnior é menos cotado no Sul que ex-primeira-dama para as eleições 2026 | (esmaelmorais.com.br)