BRDE e Secretaria do Planejamento celebram acordo para impulsionar as PPPs

BRDE e Secretaria do Planejamento celebram acordo para impulsionar as PPPs Foto: Ari Dias/AEN

O BRDE vai prestar apoio técnico à pasta para a elaboração e execução de projetos de melhoria de produtividade e modernização de processos, já que o banco tem conhecimento técnico e capacidade para contribuir na estruturação de concessões e PPPs.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Secretaria de Estado do Planejamento vão trabalhar de forma conjunta para aprimorar os projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado, dentro do Programa de Parcerias do Paraná (PAR). O acordo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (6) pelo secretário do Planejamento, Guto Silva, e o diretor Financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, durante o Show Rural, em Cascavel.

A Secretaria do Planejamento é responsável pelo acompanhamento dos projetos e contratos de parcerias no Estado. A pasta também coordena as atividades relacionadas à identificação, estruturação e análise de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de projetos passíveis de desestatização.

Com o acordo, o BRDE vai prestar apoio técnico para a elaboração e execução de projetos de melhoria de produtividade e modernização desses processos, já que o banco tem conhecimento técnico e capacidade para contribuir na estruturação de concessões e PPPs. Isso inclui, por exemplo, a concessão de pátios veiculares e outros serviços que podem ser tocados pela iniciativa privada.

    O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que a celebração deste instrumento com o banco, que atende os três estados do Sul, amplia o papel da entidade no desenvolvimento da região.

    “Com essa nova perspectiva, o banco vai ajudar a colocar de pé os projetos de concessão e as PPPS, que necessitam de um assessoramento técnico que auxilie nessa engenharia de projeto. Isso vai nos ajudar a formatar esse tipo de parceria e a colocá-la no mercado”, explicou. “O BRDE já faz esse trabalho com PPPs e a ideia agora é que o governo possa contratar os técnicos para avaliar a viabilidade de alguns projetos”.

    Segundo o secretário, o auxílio do BRDE ao Governo do Estado, com seus técnicos e estrutura, vai permitir um ganho de tempo no processo, além de mais qualidade na formatação desses projetos. “O objetivo é melhorar os serviços públicos, garantindo mais agilidade nos investimentos e estimulando essa relação muito positiva com a iniciativa privada, que ajuda a melhorar as áreas que o governo tem dificuldade de tocar sozinho. É mais eficiência e transparência com menos custo para o cidadão”, disse.

    O diretor do BRDE explicou que trata-se de um acordo que aproxima ainda mais o banco do Governo do Estado, não só na execução, como na construção de políticas públicas. “Nós temos o conhecimento prático na estruturação de PPPs. Já entregamos a estruturação dos pátios veiculares do Detran do Paraná, fomos contratados para um projeto semelhante com o Detran de São Paulo. Agora, poderemos ser um parceiro de primeira hora do Estado para estruturar esses projetos”, destacou Bley.

      COLABORAÇÃO – O acordo estabelece como principal objetivo a colaboração recíproca entre as instituições na estruturação de projetos de concessão e PPPs, com foco na modelagem econômico-financeira para tornar os projetos mais atrativos.

      Os projetos serão definidos por meio de Planos de Trabalho específicos, que devem conter informações detalhadas sobre a concessão pretendida, atividades de cooperação, instrumentos para obtenção de estudos de viabilidade, repartição de custos, formalizações jurídicas, entre outros pontos.

      CASCAVEL – Durante o Show Rural, o BRDE também assinou um protocolo de intenções com a Agência de Inteligência e Fomento do Município de Cascavel para ampliar a atração de novos projetos e investimentos ao município do Oeste paranaense. A agência vai se conectar com BRDE para ter acesso a projetos que possam ser financiados por linhas de crédito do banco.

      Compartilhe!

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      WhatsApp
      API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
      plugins premium WordPress