Cida Borghetti busca novos investimentos e parcerias no Japão

“Retorno ao Paraná com sugestões de projetos para novas parcerias, principalmente nas áreas de saúde e tecnologia. O governo do Japão e os empresários japoneses têm interesse em continuar investindo no Estado, nas cidades paranaenses e em criar novas frentes de intercâmbio”, destacou Cida que é também a embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF).

Todos os anos o Governo do Japão identifica uma liderança na América do Sul e a convida para visitar o país e participar de uma série de reuniões. Em 2018, a convidada foi a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti que cumpriu agendas econômicas, sociais e políticas nas cidades de Tóquio, Quioto, Kobe, Nishinomiya, Osaka, Kakogawa e Himeji.

“Identificamos na ex-governadora Cida Borghetti um potencial natural de liderança, por isso o convite exclusivo a ela”, afirmou o vice-diretor do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Rei Oiwa.

OPORTUNIDADES – Cida Borghetti explica que foram apresentadas diversas oportunidades de parcerias e negócios para os setores público e privado do Paraná. A ex-governadora diz que irá auxiliar na organização de encontros com investidores e autoridades das duas nacionalidades.

“Uma dessas oportunidades é aproveitar o expertise do corpo técnico e administrativo do Hospital Público de Hyogo para Crianças. Trazer a metodologia deles a uma instituição paranaense”, exemplifica.

Cida também conheceu os estudos para implantar uma nova planta da Sysmex no Brasil. A multinacional com sede no Japão possui uma unidade em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, há quase duas décadas e planeja aumentar sua participação no mercado brasileiro. A empresa é líder mundial em automatização de processos analíticos usados em laboratórios de análises clínicas.

“É um grande projeto que pode trazer benefícios ao Paraná com investimentos em tecnologia e pesquisa”, afirma Cida.

HOMENAGEM – Em Hyogo, Cida Borghetti recebeu a Chave da província, a mais alta honraria concedida a um visitante. O Paraná é estado-irmão da província há cerca de 50 anos e pela primeira vez um governante ou ex-governante paranaense recebe a homenagem.

“A ex-governadora se mostrou uma grande incentivadora da irmandade entre Hyogo e o Paraná. A homenagem é justa pela sua sensibilidade e determinação”, disse o governador da província Toshizo Ido.

O governador de Hyogo destacou também a articulação de Cida para a ampliação da planta da Sumitomo, em Fazenda Rio Grande. O protocolo de intenções para modernização e ampliação da fabrica que produz pneus na Região Metropolitana de Curitiba foi assinado recentemente, e prevê investimentos de R$ 153 milhões com a geração de mais 1.000 postos de trabalho.

Cida e Ido também conversaram sobre eventos de comemoração dos 50 anos da irmandade que serão completados em 2020. O evento contou com a participação do cônsul do Japão em Curitiba, Hajime Kimura.

CIDADES IRMÃS – Em Kakogawa, a ex-governadora se reuniu com o prefeito, Yasuhiro Okada, e visitou um centro de educação infantil para crianças até seis anos e um espaço de lazer destinado à população. A cidade é irmã de Maringá desde a década de 70. O convênio de irmandade foi assinado pelo então prefeito, Silvio Barros.

A ex-governadora também esteve com o prefeito de Nishinomiya, Toshiro Ishii. A cidade é irmã de Londrina desde 1977. “Boas reuniões para consolidar essas relações que trazem muitos benefícios para as duas cidades”, destacou Cida Borghetti.

TECNOLOGIA – Em Tóquio, a ex-governadora Cida Borghetti visitou as instalações da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Mitsubishi Eletric. “Conheci tecnologias eficientes para geração de energia de fontes renováveis como solar e de biogás. Processo de inovação que podem ser replicados no Paraná”, avalia Cida Borghetti.

Em maio do ano passado, a ex-governadora assinou a adesão do Paraná ao convênio ICMS 16/15 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que garante benefícios aos microgeradores de energia do Estado. Isso permitiu ao Paraná isentar de ICMS o fornecimento de energia elétrica produzida por mini e microgeração. Uma demanda antiga do setor produtivo, que está estimulando investimentos em projetos de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa.

A ex-governadora também incluiu a adoção de placas de energia solar nos projetos de casas populares da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e assinou a lei que institui a Política Estadual do Biogás e Biometano no Paraná.

RADAR- Durante reunião na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) foram reforçadas as parcerias entre o Paraná e a empresa Japan Radio Company (JRC) que cedeu o radar meteorológico de alta precisão Banda X.

O radar entrou em total funcionamento em junho do ano passado, a então governadora Cida Borghetti recebeu o certificado de uso do equipamento e autorizou a instalação no prédio do Simepar para monitoramento de Curitiba e Região Metropolitana. O equipamento de última geração, pioneiro no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Estado e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), firmada em 2016.

AGENDA- Nos próximos dias, a ex-governadora Cida Borghetti deve se reunir com representantes do corpo consular do Paraná para apresentação das propostas e definição de uma agenda. Depois inicia uma série de encontros regionais e a pedido do consulado do Japão fará palestras sobre as agendas da missão nas cidades de Maringá, Londrina, Curitiba e Assaí, municípios com maior concentração da comunidade japonesa.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.