A partir de outubro deste ano, técnicos vão percorrer aproximadamente 370 mil estabelecimentos agropecuários de todo o Paraná para fazer o levantamento de informações sobre área, produção, características da mão de obra, irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas. A coleta de dados deve durar cinco meses.
De acordo com a governadora em exercício, o levantamento é importante para medir a evolução do setor agropecuário no Estado. “O agronegócio é um setor que a cada ano quebra recordes e impulsiona a economia em várias regiões do Estado e do País. Apesar de ocuparmos apenas 2% do território brasileiro, respondemos por 20% da produção agrícola nacional. Esses números nos orgulham”, afirmou.
CADASTRO – O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.
Segundo o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o Censo irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. “Depois de 10 anos o IBGE, mesmo com a crise econômica, conseguiu levantar recursos para uma perfeita e adequada leitura da realidade rural brasileira. No caso do Paraná, vamos conhecer com detalhes o sistema de produção, uso do solo, meio de vida da população rural, seu desempenho, a quantificação da produção, que são informações úteis para calibrar as políticas de apoio ao setor rural”.
O resultado do levantamento é público e as informações servirão de parâmetros para ações e políticas públicas, como criação e aperfeiçoamento de programas e ações para o setor agropecuário. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE no próximo ano. O último levantamento aconteceu em 2007.
DETALHES – O presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, explicou que o objetivo do levantamento é buscar detalhes que normalmente não são levados em consideração pelos estudos regulares, indo até o município, com perguntas pormenorizadas, de forma que se possa cobrir o Brasil inteiro, desde a agricultura familiar até o agronegócio.
“As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica, no outro extremo, onde você tem espaço para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa”, disse.
INSCRIÇÕES PARA PESQUISADORES – As inscrições dos dois processos seletivos simplificados para os trabalhadores temporários que atuarão no Censo Agropecuário 2017 começaram em abril. Em todo o Brasil, serão abertas 26.010 vagas, das quais 171 serão para profissionais de nível superior em 18 diferentes áreas de conhecimento. As vagas restantes serão para nível médio. Serão abertas vagas em pouco mais de 4 mil municípios do país. No Paraná serão 1.849 vagas abertas.
PRESENÇAS – O evento contou também com a presença do chefe da unidade do IBGE-PR, Sinval Dias dos Santos; do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; do presidente da Faep, Ágide Meneguette; do presidente da AMP, Marcel Micheleto; do presidente da Fetaep, Ademir Muller; do presidente da ACP, Glaucio Geara; do presidente da Fecomercio, Darci Pianna; do deputado federal Sergio Souza e do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.
Números Paraná – Estado mais Agrícola do país:
– Supersafra 2017: Previsão de colher 40 milhões de toneladas
– 2º maior produtor de grãos
– Com 2 % do território responde por cerca de 20 % da produção brasileira de grãos
– 3º maior exportador do agronegócio
– 35 % do PIB do PR vem do Agronegócio
– 1,5 milhão de pessoas vivem no campo
– 2ºmaior produtor de soja e de milho
– Maior produtor nacional de trigo
– 3º maior produtor de leite
Principal produtor brasileiro de frangos.