Cida dá posse à primeira mulher no comando-geral da PM do Paraná

A governadora Cida Borghetti presidiu nesta quarta-feira (11) a solenidade em que a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha assumiu o comando-geral da Polícia Militar do Paraná. Ela substitui ao coronel Maurício Tortato e é a primeira mulher a assumir essa função. A solenidade aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Curitiba.11/04/2018 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

Audilene substitui ao coronel Maurício Tortato, que agora assume a chefia da Casa Militar do Governo do Estado. “A nova comandante-geral tem extensa carreira de serviços prestados à corporação e reúne condições para ocupar este alto posto. No Brasil, apenas duas mulheres assumiram esta função”, lembrou Cida Borghetti. A solenidade teve a presença dos presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, e do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega; demais comandantes da PM, comandantes do Exército, secretários de Estado e deputados.

A governadora também enfatizou a importância do trabalho da Polícia Militar em seus 164 anos de existência. “Geração após geração, a PM tem sido elemento fundamental para o desenvolvimento do Estado. É um exemplo de seriedade, disciplina e respeito, uma instituição basilar da democracia”, afirmou.

SERVIÇO EFICIENTE – Continuidade ao trabalho de combate à criminalidade é uma das bases da gestão, salientou a coronel Audilene Rosa. “O objetivo é buscar, cada vez mais, um serviço eficiente à população, para que ela possa se sentir mais confiante com a atuação da PM”, afirmou Audilene. “A estratégia é manter o policiamento, operações, abordagens, análise criminal e alocação do efetivo, como já vem sendo feito, nos pontos mais críticos”, explicou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis, destacou a carreira da coronel Audilene na Polícia Militar e o seu comprometimento com a área de segurança pública. “A primeira mulher a comandar a PM do Paraná é uma profissional capacitada, experiente e com todos os requisitos para assumir o posto”, disse ele. “A comandante terá todo o apoio da Secretaria da Segurança para transformar suas metas em realidade e trabalhar nesta área, que é prioritária e de grande interesse da população”, salientou.

Para o coronel Maurício Tortato, a posse da nova comandante dignifica a história da Polícia Militar do Paraná. “É uma honra passar o comando à coronel Audilene, que é da minha turma do Colégio a Polícia Militar e do Curso de Formação de Oficiais. De modo honrado e muito merecido, assume o comando-geral e coloca a corporação”, disse. Ele também ressaltou o desafio da corporação. “É necessário achar o caminho para que o cidadão se sinta mais seguro, participe deste processo, interaja na elaboração de políticas públicas e valorize os militares estaduais, que dão a vida para proteger a população”, afirmou.

TRAJETÓRIA – Bacharel em Segurança Pública e em Direito, formada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná, a coronel Audilene Rosa é especialista em planejamento e controle da segurança pública e em gestão de pessoas. Está na Polícia Militar desde 1985 e ocupava, nos últimos anos, a chefia do Estado-Maior da corporação. Foi também chefe do 3º Comando Regional de Maringá, que abrange as regiões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Arapongas. Comandou interinamente o 8º Batalhão de Paranavaí. No 4º Batalhão de Maringá passou pelo Pelotão de Trânsito, chefia da seção de Inteligência.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de troca de comando o chefe da Casa Civil e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros; os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; da Saúde, Antonio Carlos Nardi; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; da Cultura, João Luiz Fiani; da Administração e Previdência, Fernando Ghignone; e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; a chefe de gabinete Lucília Felicidade Dias; os presidentes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; e da Celepar, Jacson Carvalho Leite; do subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Arildo Luis Dias; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o comandante da 5ª Divisão de Exército, General Lourival Carvalho Silva; o comandante da 5a Região Militar, general Aléssio Oliveira da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes; os superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado; e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Roberto Miranda; o deputado federal Ricardo Barros; os deputados estaduais Pedro Lupion, Maria Victória Borghetti Barros; Rubens Recalcatti; Claudia Pereira, Alexandre Curi e Tiago Amaral; o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.