Cida quer fortalecer projetos entre o Estado e o MP de Contas

A governadora Cida Borghetti participa da solenidade de recondução do cargo de Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, o Sr. Flávio Azambuja Berti. Participaram: presidente do Tribunal de Contas do Estado, Durval Amaral e demais autoridades. Curitiba, 12-04-18. Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Os projetos fiscalizam os gastos e a qualidade dos serviços prestados nas duas as áreas. “Essa cooperação será intensificada. O Governo do Estado dará o suporte necessário para que os projetos alcancem os melhores resultados, pois entendemos que a transparência nas ações é essencial para a construção da sociedade”, disse.

A solenidade de posse foi dirigida pelo presidente do Tribunal de Contas, Durval Amaral, e contou com a presença dos conselheiros e procuradores do Estado. O MPC atua junto ao Tribunal de Contas do Paraná na fiscalização financeira, orçamentária e operacional do Estado e dos 399 municípios.

A governadora ressaltou ainda a atuação do procurador-geral no Estado. “O procurador-geral já presta um relevante serviço junto ao Tribunal de Contas na fiscalização dos municípios e órgãos estaduais”, disse

NA PRÁTICA – No projeto de saúde, o MPC coleta dados com apoio da Controladoria Geral do Estado para identificar possíveis irregularidades, inclusive com potencial de dano ao erário. Os estudos se referem à compra de medicamentos e à contratação de médicos plantonistas nos municípios.

Na área da educação estão sendo firmadas parcerias com instituições de ensino superior para o repasse dos dados levantados pelo MPC para a mensuração de políticas públicas também nas áreas de educação e saúde.

A ideia é fortalecer o trabalho que já é desenvolvido no órgão, buscando novos meios de atuar no Controle Externo e subsidiar o Ministério Público Estadual com as informações apuradas, de forma que auxiliem na fiscalização.

Participam do projeto as universidades Federal do Paraná (UFPR), e Estadual de Maringá (UEM) e Positivo (UP). “Será um biênio de muito trabalho e responsabilidade, principalmente nas áreas mais sensíveis, que são a educação e a saúde. Vamos dar continuidade ao planejamento e manter o diálogo com o Governo do Estado”, afirmou o procurador-geral.

TRAJETÓRIA – Flávio de Azambuja Berti é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Direito pela Universidade de Santa Catarina FSC. Foi procurador da Fazenda Nacional e procurador da União. É autor dos livros Direito Tributário e Princípio Federativo, Pedágio: natureza jurídica e Impostos: extrafiscalidade e não-confisco.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.