A 2ª edição do “Circuito da Maré” desde fevereiro circula com belos espetáculos gratuitos nas cidades históricas de Paranaguá, Morretes e Antonina. Em abril traz “O Encalhe dos Trezentos”, com Rafael Camargo. Numa narrativa vibrante, o ator e diretor conta uma história verídica que aconteceu no interior do Paraná. Mas poderia acontecer em qualquer lugar do mundo.
“O Encalhe dos Trezentos” faz parte da obra “O homem vermelho”, que deu ao autor Domingos Pellegrini seu primeiro Prêmio Jabuti. Conta a história de um encalhe na estrada de lama entre as cidades de Cianorte e Cruzeiro D’Oeste, no interior do estado do Paraná onde 300 veículos – caminhões na maioria – ficam encalhados na estrada por causa de chuva intermitente que deixa as estradas intransitáveis, obrigando os caminhoneiros a uma parada não programada, que se arrasta por sete dias. A história, à partir de fato verídico, transcorre no período do desbravamento do interior paranaense em época de acelerada transformação social e a terra roxa aparece como metáfora.
Com direção de Nena Inoue e atuação de Rafael Camargo, esta montagem com texto inédito no teatro, faz a transposição da palavra literária para o palco e constrói uma dramaturgia da cena vibrante. Tendo apenas um banquinho de madeira em cena, Rafael Camargo se alimenta do vigor e energia e da alegria dos contadores de histórias & causos para mostrar um texto que parte do melhor e do pior do ser humano em situações de crise.
Este trabalho integrou o espetáculo “Paranã” em Curitiba em agosto de 2015, com enorme sucesso de público e que reunia além de Domingos Pellegrini, contos de Dalton Trevisan e Wilson Bueno, três mestres da literatura que imortalizaram heróis do cotidiano, que vivem, resistem e constroem uma história potente e silenciosa, – a dos excluídos – seja numa estrada de lama do interior do Paraná, seja em qualquer parte do mundo, pois são universais em seu olhar.
A Mostra de artes “Circuito da Maré” foi contemplada no Edital “Circula Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura, e tem os patrocínios da Copel e Sanepar.
PROGRAMAÇÃO DE ABRIL/2017
3º feira, dia 18/04 – Paranaguá
Cine Teatro Rachel Costa – R. Quinze de Novembro, 87 – Centro Histórico
4º feira, dia 19/04 – Antonina
Colégio Estadual Moysés Lupion – Av. Conde Matarazzo, 980
5º feira, dia 20/04 – Morretes
(Local a confirmar)
Horário: sempre às 19h30 com entrada franca
Duração do espetáculo: 40 min
Faixa etária indicada: Livre
Informações:
Tania Regina – Produção executiva
(41) 9973 2587 – email: circuitodamare@gmail.com
No face: circuitodamare