Com recorde de vendas, mercado de veículos elétricos impulsiona novos negócios no país

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), setor vive série histórica – só em fevereiro foram vendidas mais de 4 mil unidades, 25% a mais do que o mesmo período de 2022. Impulsionada pelo boom, Voltbras é exemplo de startup que lucra com solução de gerenciamento do abastecimento elétrico

No posto de combustível, shopping ou garagem, ele é cada vez mais comum: o carregador para veículos elétricos chega a ser disputado em horários de pico e evidencia o momento positivo do setor. Com recorde de crescimento em vendas – segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram mais de 49 mil unidades vendidas em 2022 e mais de 4 mil só em fevereiro deste ano – 25% a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Assim, negócios com soluções para o mercado também crescem e reforçam inovações em mobilidade.

É o caso da Voltbras, startup catarinense fundada em 2018. A empresa desenvolveu uma plataforma que facilita o gerenciamento da estrutura de carregadores, além de um app white label, que as empresas podem oferecer ao consumidor final, facilitando a compra de horários nos equipamentos. “Percebemos que havia um gap de soluções para esse setor e que faltava às empresas uma visibilidade sobre a sua estrutura de carregadores. Saber quais locais são mais procurados e a jornada de compra do consumidor era muito difícil e feito de forma incipiente. Chegamos para resolver esse problema”, diz Ana Luiza Berti, diretora comercial da Voltbras.

A empresa, que hoje conta com clientes como Neoenergia, Green Yellow, EDP, Ipiranga, Multiplan, disponibiliza a realização de cobranças de carregamento na plataforma, com uma interface personalizada para cada negócio. Com uma ampla rede de parceiros com soluções de recarga, faz a ligação entre ambos os negócios, podendo ainda ser integrado ao ERP do cliente.

A mobilidade também é um destaque na plataforma, que pode ser conectada a diferentes redes de recarga, através de roaming, garantindo interoperabilidade dos carregadores. Para o cliente, a conexão tem sido crucial para uma experiência positiva do usuário final. É o que destaca Newmar Spader, gestor de mobilidade elétrica da EDP: “A Voltbras faz parte de nosso projeto com as montadoras monitorando os eletropostos e viabilizando usabilidade da rede e a cobrança das recarga”

Já Gisele de Benedetto, coordenadora de desenvolvimento em energia do grupo Ipiranga, vê na inovação da empresa um fator relevante para a parceria entre as marcas. “A Voltbras é nossa parceira para materializar o serviço na mão do consumidor. A tecnologia deles evolui constantemente e tem tudo a ver com nosso espírito de inovação”, reforça.

Os planos para 2023

Segundo estudo da consultora AlixPartners, a participação dos veículos elétricos nas vendas do segmento pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035. Com o fortalecimento da agenda ESG e o desafio da descarbonização cada vez mais em alta no país, a expectativa é de que novos negócios sejam impulsionados no setor.

Para a Voltbras, 2023 também deve ser um ano positivo, visto que novos negócios estão no radar da companhia. A expectativa é triplicar o número  de pontos de recarga na base, em comparação a 2022 e dobrar  a carteira  de clientes com novas redes de carregamento.

Sobre a Voltbras

A Voltbras é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para redes de recarga viabilizarem e expandirem seus negócios na mobilidade elétrica, que além de gerenciar e controlar os eletropostos, promove a conexão destes com motoristas, carros elétricos e frotas. As soluções vão da captura de dados dos eletropostos até a gestão e processamento de pagamento das recargas. O aplicativo white label customizado para redes permite a recarga autosserviço pelos motoristas, que têm toda a comodidade de encontrar estações disponíveis para uso em tempo real. Fundada em 2018, recebeu aporte da Domo Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil, EDP Ventures e Perseo – Neoenergia, ambos CVCs português e espanhol, respectivamente.

Mais informações: www.voltbras.com.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
plugins premium WordPress