Conexão Brasília com o jornalista Olho Vivo Edmar Soares, 29 de Março de 2022

29.03.2022
– Bolsonaro decide trocar presidente da Petrobras
* Saída do general do Exército Joaquim Silva e Luna acontece em meio à escalada do preço do petróleo no mundo e, com ela, dos combustíveis vendidos pela Petrobras no Brasil.
* Essas altas dos combustíveis contribuíram para duras críticas que vem sofrendo o presidente Bolsonaro.
* É a segunda vez que Bolsonaro muda a chefia da estatal em seu mandato.  Em fevereiro do ano passado, ele já havia dispensado o então presidente da estatal, Roberto Castelo Branco,  também em um momento em que o preço dos combustíveis inflamava movimentos dos caminhoneiros e prejudicava a popularidade do governo junto aos consumidores.
*O economista  Adriano Pires deve ser o próximo presidente da Petrobras.
– Milton Ribeiro anuncia saída do Ministério da Educação
* Ribeiro anunciou sua saída na tarde dessa segunda-feira (28).  E sua exoneração foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”,  assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
* ” Não me despedirei, direi até breve”, diz ministro da educação em rascunho de carta entregue ao presidente Bolsonaro.
* Ribeiro é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal(STF) por suspeitas de favorecimentos a pastores na distribuição de verbas do Ministério da Educação (MEC)
– Servidores do Banco Central aprovam greve por tempo indeterminado
* Funcionários pedem reajuste salarial de 19,9% e as negociações com a direção da instituição não avançaram.
*Os servidores do Banco Central aprovaram nesta segunda-feira (28) uma greve em reunião virtual com 1.300 funcionários, em meio a tentativas de negociação salarial da categoria com o BC. Segundo o sindicato dos servidores,  mais de 90% votaram pelab paralisação por tempo indeterminado a partir de 1º de abril.
– Plenário pode votar proposta que garante financiamento para candidaturas de mulheres
* Texto incorpora à Constituição regras que hoje estão previstas em leis.
Em sessão marcada para às 13h55 nesta terça-feira (29), o Plenário da Câmara dos Deputados pode votar a Proposta de Emenda à Constituição(PEC), que constitucionaliza regras de financiamento mínimo de campanhas de mulheres.
* Aprovada na última quarta-feira (23) na  comissão especial, a proposta do Senado Federal introduz na Constituição regras previstas na Lei das Eleições, na Lei dos partidos Políticos e em entendimentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (STF).
* De acordo com o texto da relatora Margarete Coelho (PP-PI), os partidos devem destinar no mínimo 5% dos recursos do Fundo Partidário a programas de estímulo à participação das mulheres na política, além de aplicarem, pelo menos, 30% dos recursos públicos direcionados às campanhas eleitorais nas candidaturas femininas, com aumento proporcional de acordo com o número de candidatas.
Edmar Soares
DRT – 2321

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.