Curso gratuito em Paranaguá incentiva empreendedorismo entre jovens

O MEGA, projeto da GERAR com foco no empreendedorismo, chegou a Paranaguá e já está com aulas em andamento. Os encontros acontecem na Escola Municipal Graciela, às terças e quintas-feiras, no período da tarde.

Uma nova turma se iniciará no dia 18/07. As inscrições podem ser realizadas no CAIAS (Centro de Atendimento Integrado da Assistência Social) ou diretamente na Escola Graciela, em dias de aula.

 

O projeto 

Até o fim do ano, o MEGA deve abranger 3.200 jovens em cerca de 50 municípios do Paraná e do Espírito Santo. O curso é totalmente gratuito aos participantes.

O projeto tem como público prioritário jovens entre 18 anos e 29 anos e é desenvolvido nas comunidades dos participantes. “É um programa que tem uma base comunitária muito forte e visa dar os instrumentos para que o jovem possa se tornar empreendedor”, afirma a Coordenadora de Novos Projetos da GERAR, Elizete Drevinski.

Para que o objetivo de fomentar o empreendedorismo seja efetivo, o MEGA visa levar conhecimento, informação e apoio aos jovens, envolvendo as diferentes forças vivas da comunidade. “Oferecemos os instrumentos para que o empreendedorismo aconteça e para que o empreendedor se encoraje”, explica a gerente.

O projeto é ainda uma alternativa para jovens com dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, de acordo com Elizete. “Sabemos que o jovem tem pressão para contribuir financeiramente na família e precisa de alternativas. E não queremos que a única alternativa seja o ingresso na criminalidade”.

 

Metodologia 

O projeto é desenvolvido para difundir a cultura empreendedora e combater o desemprego e a desocupação juvenil. É estruturado em 5 etapas com duração entre 4 e 6 meses. O MEGA estimula a participação da comunidade.

O curso funciona como um game de 32 horas, tornando-se atrativo aos jovens. O projeto aborda estratégias e gestão de negócios, com diferentes desafios e missões para estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões, potencializando o processo de aprendizagem e formando novos empreendedores.

Ao longo do curso, o Mega oferece consultoria aos participantes, assessorando os jovens enquanto planejam e desenvolvem seu novo empreendimento. Desta forma, consegue-se averiguar o andamento do projeto e monitorar o desempenho do jovem para tirar dúvidas sobre seu plano de negócios. “Assim, trazemos a segurança necessária para que continue fazendo um bom trabalho ao concluir sua participação”, finaliza a gerente de Projetos da GERAR.

GERAR 

A GERAR é uma organização sem fins lucrativos, criada há 19 anos com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social. A entidade está presente em diversos municípios do Paraná.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated.