Diretor-geral brasileiro de Itaipu fala sobre transição energética e fontes renováveis no Fórum Brasil África 2023

Créditos: Ligia Leite Soares / Itaipu Binacional

Enio Verri representou a Binacional em plenária sobre a descarbonização da economia e o hidrogênio verde
O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, participou, na quarta-feira (01), da plenária “A Transição Energética no Brasil e na África: Impacto no comércio e no desenvolvimento”, no Fórum Brasil África 2023, em São Paulo (SP). A iniciativa tinha como objetivo discutir a autossuficiência energética, a descarbonização da economia, tópicos em relação ao hidrogênio verde, o lítio como recurso para a produção de baterias elétricas e a transição energética global.  

Participaram do diálogo, além de Enio, o diretor-geral e chefe negociador da Nigerian Office of Trade Negotiations, Yonov Fred Agah; o CEO e Fundador da Commodity Monitor Limited , Stephen Yeboah; o CEO da Barima Investment (PTY) LTD, Zenith Tsengwa e o jornalista da Band News, Eduardo Castro, como moderador. 

Após a plenária, o diretor da Itaipu participou de tratativas com diversas autoridades, entre elas o Sheikh Shakhboot bin Nahyan Al Nahyan, Ministro de Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos.

Para Enio Verri, a participação foi uma oportunidade para dialogar com entusiastas do setor elétrico sobre fontes renováveis e o futuro do mercado de energia. “Há uma necessidade urgente de investir em energias limpas, e a expectativa é que o nosso trabalho e descobertas possam servir de exemplo para outros países, já que a Itaipu tem um histórico de produção e de pesquisas em fontes alternativas, como o caso do hidrogênio verde”, explicou o diretor-geral.

O Fórum Brasil África deste ano teve como tema “Comércio, Investimento e Desenvolvimento Brasil e África conectados com o Mundo”. O evento ocorreu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no WTC Events Center do Hotel Sheraton São Paulo WTC, com a finalidade de aumentar os contatos comerciais, introduzir possíveis parcerias e negócios e abordar investimentos em desenvolvimento sustentável. 

Estiveram presentes, nas duas datas, chefes de estado, agentes governamentais, representantes de agências de fomento, instituições financeiras e lideranças do setor privado e da sociedade civil.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
plugins premium WordPress