Ecossistemas de Araucária e Curitiba disputam Prêmio Nacional de Inovação

Entre os 17 semifinalistas, o Paraná se destaca com oito ecossistemas indicados

Considerada a maior premiação da área, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI) definiu os 17 semifinalistas na categoria Ecossistemas de Inovação (EI) que vão à etapa de validação, em 9 de fevereiro. O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, avançou e concorre na categoria Ecossistema Consolidado. Outro representante está localizado na Região Metropolitana da capital, o Habitat de Inovação Avança Araucária, disputa na categoria Ecossistema Inicial.

O Paraná se destaca entre os classificados. Ao todo, foram oito indicações para a semifinal. “O Sebrae tem atuado, especialmente, para fortalecer atores e elevar o capital social dos nossos ecossistemas. Acreditamos que esse esforço tem o potencial de alavancar a inovação por todo o Paraná. E os resultados já aparecem, pois oito dos 17 semifinalistas são ecossistemas paranaenses”, ressalta o diretor de operações do Sebrae Paraná, Julio Agostini.

Em sua 7ª edição, o PNI tem como novidade a categoria Ecossistemas de Inovação, que está dividida em três subcategorias: Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento e Ecossistema de Inovação em Estágio Consolidado. O prêmio tem como objetivo o reconhecimento e incentivo aos pequenos negócios de sucesso de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território Brasil.

Tendo como base os pilares de educação e empreendedorismo; integração e articulação; tecnologia; reurbanização e sustentabilidade; e legislação e incentivos fiscais; o Vale do Pinhão está na categoria Consolidado, voltada para aqueles que já vem desenvolvendo um trabalho sólido há vários anos.

Desde 2017, o Vale do Pinhão vem implementando planos estratégicos na busca pelo desenvolvimento sustentável.

“Essa indicação é particularmente especial. Com ela, vamos conseguir mensurar o nosso trabalho com outros de todo o Brasil. A indicação permite mostrar a nossa maturidade na geração de novos empreendimentos inovadores, na geração de startups e na capacidade de movimentar ações de inovação, potencializando o empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba”, diz o vice-presidente do Conselho de Inovação de Curitiba, Weliton Perdomo.

Para participar do prêmio, os ecossistemas precisaram comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento dessa organização, nos últimos dois anos, tomando como referência a data de início das inscrições.

Situado na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, o ecossistema Avança Araucária promove a inovação, por meio de encontros entre empreendedores da cidade. O foco das reuniões está no desenvolvimento do projeto, funcionando como um programa de pré-incubação, preparando startups nas áreas de marketing, de novos modelos de negócios, de inovação, de produto, além de mentorias com consultores do Sebrae Paraná.

“Queremos contribuir e ampliar as oportunidades para o empreendedorismo de qualidade e o desenvolvimento de ideias inovadoras para o nosso município. Essa indicação mostra que o ecossistema está no caminho certo, que vamos conseguir desenvolver novas soluções e trazer benefícios para todos os envolvidos”, diz Viviane Serpa Muller, gerente de inovação da Novozymes Latin América e coordenadora da Câmara Técnica de Inovação e Biotecnologia do Avança Araucária.

Paraná tem 8 ecossistemas semifinalistas

O PNI recebeu 63 inscrições na categoria Ecossistemas de Inovação, destas 58 atenderam os requisitos e 17 foram selecionadas para a próxima fase, sendo 8 do Paraná. Além dos dois da região Leste, também foram classificados na categoria Estágio Inicial o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro e o Ecossistema de Inovação do Médio Noroeste do Paraná; na categoria em Desenvolvimento estão os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Ecossistema de Inovação de Maringá, e SRI Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná.

O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É a única premiação do país que entrega um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.