Encontro busca fortalecer a participação de pequenas empresas nas compras públicas

A Câmara Temática de Compras Governamentais realizou uma reunião de trabalho nesta quinta-feira (28), em Paranaguá. No encontro foram discutidas ações para aumentar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras de produtos e serviços para as prefeituras dos sete municípios do litoral paranaense.

A Câmara Temática é uma ação do Comitê Territorial do Litoral, formado por representantes do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Governo do Paraná, representantes das prefeituras, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná (Cacileste), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Associação das Micro e Pequenas Empresas do Litoral (Ampec Litoral).

Em 2017, o setor público no Litoral realizou um total de R$ 203 milhões em compras, sendo que 52% do total vieram de micro e pequenas empresas, mas apenas 18% delas pertenciam à região. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Viana, esse trabalho procura reverter esse cenário ao potencializar a implementação da Lei Complementar 123/2006, que prevê um tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas. O objetivo é promover a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A nossa estratégia é buscar regulamentar e estimular as Prefeituras a trabalhar esses fornecedores locais e por outro lado capacitar os empresários para que eles possam acessar esse tipo de oportunidade que pode ser muito significativa”, explicou.

Viana cita ainda um estudo do Sebrae/PR que conclui que a cada $1,00 gasto por uma prefeitura em produtos e serviços do próprio município, representa R$ 1,70 girando dentro da economia local. “Isso representa 70% de recursos a mais que circulam na economia do município”, reforça.

Um dos caminhos para o empreendedor é a plataforma digital do Programa Compras Paraná http://www.comprapr.com.br/. Com ela é possível obter informações sobre os processos de compras, cadastrar empresas e levantar dados sobre licitações. A plataforma já atendeu mais de 130 prefeituras e cadastrou mais de seis mil empresas.

“Nosso papel é realizar a integração, o treinamento e o entendimento entre a instituição pública e a privada na cadeia produtiva para que isso possa convergir até o processo de vendas. Trabalhamos para concretizar essa ligação e para que as empresas estejam preparadas, em relação à organização de licenças e documentações, para realizar esses negócios”, disse o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon.

As micro e pequenas empresas interessadas em ter mais informações sobre o tema podem procurar as Salas do Empreendedor no litoral do Estado ou entrar em contato pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.