Estado apresenta a municípios estratégias de segurança no Litoral durante a temporada

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

Planejamento inclui patrulhamento reforçado com viaturas, monitoramento por drones e helicópteros, prevenção de afogamentos, investigações e serviços como o registro de boletim de ocorrência. Ao longo do verão, haverá atuação integrada das forças de segurança.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu nesta segunda-feira (25) com os prefeitos dos sete municípios do Litoral do Estado para discutir ações de segurança na temporada de verão 2024/2025. O encontro, realizado no Sesc Caiobá, em Matinhos, marcou a apresentação do plano estratégico da área da segurança pública no Verão Maior Paraná, que visa garantir tranquilidade e bem-estar a moradores e turistas.

Representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar, Científica e Penal detalharam as atividades que serão implementadas. O planejamento inclui patrulhamento reforçado com viaturas, monitoramento por drones e helicópteros, prevenção de afogamentos, investigações e serviços como o registro de boletim de ocorrência. 

O secretário destacou a importância da colaboração entre os municípios e os órgãos estaduais para a implementação de um plano de segurança eficaz. “A operação do ano passado foi um grande sucesso. Nesta temporada, nosso objetivo continua o mesmo, garantir a segurança. Estamos aplicando medidas que já demonstraram eficácia em garantir segurança e evitar ocorrências graves”, destacou.

ATUAÇÃO INTEGRADA – Ao longo do verão, haverá atuação integrada das forças de segurança. O Corpo de Bombeiros fará a prevenção de afogamentos e acidentes, enquanto a Polícia Militar realizará patrulhamento nas praias e áreas urbanas, utilizando veículos especializados. A Polícia Civil reforçará a segurança com apoio aéreo, além do registro de ocorrências, investigações e confecção de Carteira de Identidade.

A Polícia Científica ficará responsável pelas atividades periciais e apoio às outras forças, e a Polícia Penal intensificará o monitoramento nas unidades prisionais. Helicópteros, drones e viaturas também serão utilizados para garantir a segurança, especialmente nos grandes eventos.

Os prefeitos de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba participaram do encontro, apresentando demandas específicas de suas cidades e sugerindo ajustes no plano de segurança. Além das operações de policiamento, foram discutidas ações educativas para conscientizar visitantes e promover comportamentos responsáveis nas praias e pontos turísticos.

“A expectativa é que, com o trabalho conjunto entre Estado e municípios, o Litoral paranaense tenha uma temporada de verão tranquila, reforçando sua imagem como destino seguro para turistas e moradores com ações coordenadas que priorizam a prevenção e a eficiência”, enfatizou o secretário.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.