Empresa renomada no país foi contratada para realizar as obras de revitalização de um dos prédios mais importantes da história do Paraná
Estamos trabalhando para o povo Paranaguá”, disse o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras de revitalização do prédio da Estação Ferroviária, nesta quarta-feira, dia 22.
A verba na ordem de R$ 1,7 milhão será usada para fazer nova cobertura, parte elétrica e hidráulica, instalação de esquadrias, além da pintura. “Trata-se da recuperação total deste prédio histórico. Parabéns à comunidade e à administração”, reforçou o representante da empresa Pires Giovanetti Guardia Engenheria e Arquitetura Ltda, Ronald Lofredo Júnior.
A cerimônia aconteceu na Praça Almirante Tamandaré com a presença de populares, vereadores, secretários municipais, da Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), entre outros segmentos.
O vice-prefeito de Paranaguá e secretário Municipal de Obras, Arnaldo Maranhão Júnior lembrou que a atual administração, mesmo com pouco tempo à frente do Município, tem percorrido os bairros, acompanhado as equipes de trabalho em obras de pavimentação e que a recuperação da Estação Ferroviária faz parte de uma série de novas obras que serão executadas. “Esta obra é mais um marco da gestão”, completou Maranhão.
De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Sílvio Loyola, o objetivo, após concluída a obra, é buscar autorização do Iphan para promover uma parceria público-privada para que o local seja mantido em perfeitas condições e possa se transformar num local de visitação permanente. “Trata-se de um prédio importante, com características delicadas e de cara manutenção”, explicou.
Para o presidente da Câmara, Marquinhos Roque, a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo ajudará na execução de novas obras para a população. “Vamos pensar no futuro e dar celeridade e respostas à população”, completou.
E o prefeito Marcelo Roque lembrou que, “após 50 dias de mandato, sem muitos recursos, chegamos a este momento do início das obras da Estação. Amanhã mesmo, as obras começam”, confirmou.
Falta de manutenção
Em setembro de 2014, parte do telhado da Estação Ferroviária desabou. A situação só agravou um problema que já vinha dando provas do estado de deterioração do prédio que estava pichado, sujo e sem nenhum tipo de manutenção.
O prédio foi interditado e todo o telhado foi retirado para impedir que a estrutura fosse mais prejudicada.
“Queremos que as pessoas venham conhecer Paranaguá e vejam que é uma cidade limpa, bonita e já demos início a esta realidade. O governo do estado iniciou as obras do entorno do aquário e agora nós estamos começando a recuperação da Estação Ferroviária”, completou o prefeito durante a solenidade.
As obras começam nesta quinta-feira, dia 23, com instalação do canteiro de obras e chamamento dos trabalhadores.
História
A Estação Ferroviária é uma edificação construída em 1922 para substituir a primeira estação ferroviária de 1885, trata-se da segunda edificação construída para atender a demanda de passageiros que chegavam a vapor com destino ao planalto e a primeira Estação Urbana da Estrada de Ferro Paranaguá Curitiba.
Trata-se do marco inicial de uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, a ferrovia Paranaguá-Curitiba.