Final de tirar o fôlego na 3ª Etapa da Taça Brasil 5000 em Matinhos/PR.

O Pico de Matinhos foi palco de pura emoção no último dia da 3ª Etapa da Taça Brasil 5000, que também é a quinta etapa do Circuito de Acesso ao Dream Tour 2024. As baterias de hoje trouxeram viradas eletrizantes do início ao fim, com os atletas entregando um verdadeiro show de surf nas direitas perfeitas de Matinhos, que se revelaram ainda mais desafiadoras e emocionantes nas grandes finais.

No feminino, a cearense Juliana dos Santos, já vice-campeã brasileira profissional de 2023, escolheu suas manobras com muito detalhe e conquistou o primeiro lugar, fechando sua participação com uma pontuação de 13.67. Juliana ainda levou o Best Point desta etapa com 7.83 pontos, feitos na primeira fase, e o Best Score da final, que garantiu seu título. Demonstrando todo o seu talento, Juliana comentou após a vitória: “Isso é resultado de toda dedicação, todo esforço, todo trabalho que eu venho fazendo, e eu tô muito feliz de estar sendo recompensada e levar esse título pra Titanzinho.” Alexia Monteiro (RS) ficou com o segundo lugar, somando 11.83 pontos, seguida pela local Luara Mandelli (PR) em terceiro, com 11.20, e Mayara Zampieri (SP) em quarto, com 8.47.

A final masculina foi um espetáculo à parte, com uma bateria fortíssima, repleta de aéreos e escolhas precisas de ondas que levantaram a torcida que estava presente na areia. O destaque foi o atleta local do Pico de Matinhos, Peterson Crisanto, que garantiu o primeiro lugar com 15.87 pontos. O Urso, como é conhecido, também registrou a maior nota do campeonato, com 9.17 pontos na quinta bateria, mostrando sua determinação em cada uma das suas participações. O Best Score foi de 16.84 pontos, somados na mesma bateria. 

Após bater na trave no ano retrasado, Peterson finalmente conquistou o título, e dessa vez, em casa, vencendo ao lado de outros três paranaenses: Anuar Chiar em segundo, Edson de Pra em terceiro, e Thiago Eduardo que é do Ceará, em quarto lugar. “Há dois anos fiz a final com o Krystian Kimerson no brasileiro profissional e infelizmente fiquei em segundo, e até então esse título estava engasgado. Este ano, Deus me abençoou, consegui sair com a vitória surfando em casa. Estou bem focado no sul-americano, estou em terceiro no ranking, e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse Peterson, muito emocionado.

O evento, que contou com o apoio essencial do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Esporte e dos Jogos da Aventura e Natureza, foi finalizado com palavras de satisfação pelo diretor de prova, Darian Ledesma: “Foi excelente entregar esse evento aqui em Matinhos. Foram quatro dias de campeonato, mas ele começou muito antes, com um planejamento de quatro meses atrás. Eu e Renato Trogue, presidente da Federação Paranaense de Surf, tivemos o apoio do Governo do Estado, IAT e dos patrocinadores. Finalizamos o profissional com altas ondas e com tudo que o Pico de Matinhos poderia oferecer de melhor. Saímos 100% satisfeitos com o resultado dessa etapa e de poder mostrar o Pico de Matinhos para o mundo inteiro.”

Agora, os atletas se preparam para as próximas etapas do circuito, que acontecerão em Cabedelo-PB e Torres-RS, respectivamente.

CONFIRA OS RESULTADOS  DA 3ª ETAPA:

Masculino:

  1. Peterson Cristano (PR) – 15.87 pontos.
  2. Anuar Chiar (PR) – 15.13 pontos.
  3. Edson De Pra (PR) – 10.77 pontos.
  4. Thiago Eduardo (CE) – 10.70 pontos.

Feminino:

  1. Juliana dos Santos (CE) – 13.67 pontos.
  2. Alexia Monteiro (RS) – 11.83 pontos.
  3. Luara Mandelli (PR) – 11.20 pontos.
  4. Mayara Zampieri (SP) – 8.47 pontos.

Realização: Federação Paranaense de Surf (FPS) em colaboração com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Patrocínio: Governo do Estado do Paraná através dos Jogos da Aventura e Natureza.

Apoio: Instituto Água e Terra, Núcleo de Educação Ambiental, Fu Max, Surfland Brasil, Surf Center, Gatorade, Corona Extra, Furioso, Hotel Praia e Sol, Line, Santa Mônica, HJ Construtora, Flórida Gelo,  Na Brava Imóveis, Trogues, Graciosa, Graciotto, Line.

————————————————
Por: Juliani Santos/ Assessoria de Imprensa – julianipsantos@gmail.com
Federação Paranaense de Surf
————————————————
Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Inscreva-se em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga o nosso TikTok: @cbsurfoficial
Siga a gente no Twitter (X): cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2024 atualizado: CALENDÁRIO
————————————————

Diretoria de Mídia e Comunicação da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf
comunicacao@cbsurf.org.br


————————————————

Sobre a CBSurf   

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surfe brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surfe, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais brasileiros, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surfe brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Proposta reconhece CREA-PR como colaborador técnico em projetos de lei da Assembleia Legislativa Um projeto de lei protocolado na Assembleia…