Funcionários de museus do Estado podem atender em Libras

Funcionários e colaboradores dos museus e setores vinculados à Secretaria de Estado da Cultura foram certificados e estão aptos a fazer atendimentos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ministrados em parceria com a Universidade Federal do Paraná e são vinculados ao projeto “Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas”. Curitiba, 24/04/2018. Foto: Divulgação Museu Paranaense

Funcionários e colaboradores dos museus e setores vinculados à Secretaria de Estado da Cultura foram certificados e estão aptos a fazer atendimentos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ministrados em parceria com a Universidade Federal do Paraná e são vinculados ao projeto “Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas”.

Foram capacitados 12 funcionários e estagiários e 10 colaboradores de espaços como a Biblioteca Pública do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu do Expedicionário, Museu Oscar Niemeyer e Museu Paranaense. A iniciativa é uma parceria da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e do Museu Paranaense, em conjunto com a UFPR.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, os cursos atendem a um decreto federal e ao objetivo de tornar a cultura acessível. “O Decreto Federal nº. 5.296/2004 determina que locais públicos devem ser acessíveis a todos. Entretanto, a maior necessidade aqui é que nossos funcionários estejam cada vez mais preparados para atender todos os tipos de públicos, e que a acessibilidade seja mais que um direito e sim um dever, inclusive da cultura”, ressalta Fiani.

A coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR, Sueli de Fátima Fernandes, destacou o pioneirismo da ação e a importância de que os espaços culturais sejam acessíveis à comunidade surda. “A presença dos estudantes surdos no Museu Paranaense amplia os vínculos eles com a arte, a cultura e a memória de Curitiba, faz enriquecer a Libras como língua de cultura e fortalece seus direitos à cidadania bilíngue”, afirma Sueli.

RESULTADOS – Em maio deste ano, durante a 16ª Semana de Museus no Museu Paranaense, será lançado o vídeolibras, um bate-papo sobre o “Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas”. O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a difusão social da Libras no espaço museológico, contribuindo para a acessibilidade linguística, acesso à cultura e inclusão social de pessoas surdas, previstas por lei.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.