Gastronomia típica, música e cultura: passeio de trem é opção turística do verão paranaense

Gastronomia típica, música e cultura: passeio de trem é opção turística do verão paranaense Foto: ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária)

O Expresso de Verão leva os passageiros a uma experiência de duas horas em meio à natureza. Por meio do trajeto Morretes–Antonina, os passageiros aproveitam uma experiência a bordo de uma Maria Fumaça com mais de 100 anos, a mais antiga em funcionamento regular no País. A primeira saída será 4 de janeiro.

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o Litoral do Paraná vai ganhar um novo atrativo turístico sobre trilhos. Com gastronomia típica, música e cultura, o Expresso de Verão vai levar os passageiros a uma experiência de duas horas em meio à natureza. Por meio do trajeto Morretes – Antonina (o mesmo realizado pelo Trem Caiçara ao longo do ano), os passageiros aproveitam uma experiência a bordo de uma Maria Fumaça com mais de 100 anos, a mais antiga em funcionamento regular no País.

O embarque acontece na estação ferroviária de Morretes e os passageiros são conduzidos pelos trilhos da Ferrovia Princesa Isabel até a Chácara Bonita, onde é possível relaxar, explorar o museu de antiguidades e aproveitar um happy hour em meio à natureza, que conta com iguarias típicas como o tradicional bolinho de barreado.

Após isso, o Expresso de Verão segue seu trajeto até Antonina para o desembarque na estação ferroviária. Para facilitar a experiência dos passageiros, um transporte rodoviário de retorno para Morretes estará disponível.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o Estado tem um enorme potencial no segmento do turismo ferroviário. “Recebemos com alegria esse novo roteiro que, ao lado do Expresso de Natal, do Trem Caiçara e de outros passeios sobre trilhos espalhados pelo Paraná, como o famoso trem que desce a Serra do Mar, operado pela Serra Verde Express, mostram o potencial do Estado. Utilizando estruturas que fizeram parte da nossa história, conseguimos valorizar a nossa cultura e a converter em produtos turísticos qualificados e atrativos”, disse.

“É importante apoiar esse segmento, porque ele é responsável pela captação de muitos turistas, visitantes e curiosos. Quando alguém vem de outro local para realizar esses passeios, acaba entrando em contato também com outros serviços e potenciais turísticos que temos, gerando emprego, renda e movimentando a economia estadual”, acrescentou.

TEMPORADA DE VERÃO – Com primeira saída marcada para o dia 4 de janeiro, outras sete datas – sempre aos finais de janeiro e fevereiro – estão programadas: 11, 18 e 25 de janeiro e 01, 08, 15 e 22 de fevereiro de 2025. Com ingressos já a venda, a programação completa pode ser conferida AQUI.

A coordenadora da operação, Suiani Ilg, comenta que o Expresso de Verão é um reforço aos atrativos turísticos da temporada. “Com o sucesso de vendas do Expresso de Natal, o novo passeio chega para somar aos demais roteiros da temporada de verão paranaense”, disse. “O passeio é conduzido pela Maria Fumaça “Mogul 11”, fabricada em 1884, que detém o título de locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no Brasil, sendo a única Maria Fumaça em circulação no Paraná”, completou.

MARIA FUMAÇA – A locomotiva foi restaurada em 2018 pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e segue operando pela associação. Durante todo o ano, são realizados passeios entre as duas cidades do Litoral, com operação especial em época de Natal, quando uma programação temática é ofertada ao público.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Proposta reconhece CREA-PR como colaborador técnico em projetos de lei da Assembleia Legislativa Um projeto de lei protocolado na Assembleia…