IAP e prefeitos discutem planejamento ambiental na Expolondrina

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu uma reunião técnica, nessa sexta-feira (31), sobre a “Importância do planejamento das cidades em relação ao Licenciamento, a Fiscalização e a Qualidade Ambiental”. A reunião realizada na Expolondrina, com da cooperativa Integrada, contou com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), o apoio do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e promotores do Ministério Público Estadual. Londrina, 31/03/2017. Foto: Samuel Cantador/IAP

Para orientar prefeitos da região Norte do Estado, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu nesta sexta-feira (31) uma reunião técnica sobre a importância do planejamento das cidades em relação ao licenciamento, a fiscalização e a qualidade ambiental”.

O encontro aconteceu na Expolondrina, com o apoio da Cooperativa Integrada, e contou com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), do apoio do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e de promotores do Ministério Público Estadual.

No evento foram ministradas palestras sobre a descentralização dos municípios para o licenciamento e a fiscalização ambiental de atividades de impacto local e também sobre a atividade como ferramenta para disciplinar o uso e ocupação do solo.

O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências para promover o diálogo e a construção de políticas públicas em defesa do desenvolvimento ambientalmente responsável.

“A gente tem que mostrar aos prefeitos como pensamos a instituição, o planejamento de novas legislações, se não a gente sempre vai ter algum tipo de embate. É importante ter essa discussão e para alinhar os pensamentos e facilitar o diálogo”, destacou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O público assistiu ainda à palestra da promotora de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Solange Vicentin, sobe a importância do planejamento das cidades. Ela avaliou o encontro como positivo e importante para a área ambiental da região.

“Se quisermos que as coisas realmente aconteçam, que a lei seja aplicada e que haja uma conservação da natureza e uma condição de vida melhor, do ponto de vista ambiental, nós precisamos trabalhar em conjunto. Nenhum órgão vai conseguir fazer com plenitude o seu trabalho se não tiver também a colaboração dos demais. Isso é fundamental”, explicou.

A parceria também foi destacada pelo presidente do ITCG, Amílcar Cavalcanti. Ele lembrou que a instituição é parceira do IAP e auxilia em diversas análises de solicitações de licenciamento ambiental.

“Acho importante o ITCG participar do encontro porque, além de atuar em licenciamentos que demandam análises de solo, nós coordenamos a questão do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado, que considera as áreas em que os municípios possam atuar, sempre procurando defender a questão ambiental e também o desenvolvimento econômico e social da população”, conta.

TRILHA DA BIODIVERSIDADE – Além da reunião técnica, o IAP participa da Expolondrina com a Trilha da Biodiversidade, um trajeto na mata do Parque de Exposições Governador Ney Braga que ilustra os impactos das ações do homem na natureza. Com a temática “Nossa pegada na natureza”, o caminho trabalha com os visitantes conceitos da educação ambiental e a importância da preservação do meio ambiente.

Durante o trajeto os visitantes aprendem sobre quatro eixos temáticos: água, vegetação, resíduos e produtos sustentáveis. Eles vão conhecer alguns dos impactos da poluição e do desmatamento, ver a quantidade de resíduos gerada por uma pessoa durante uma semana, descobrir como reaproveitar a borra de café, entre outras atividades.

A partir de segunda-feira (3) os visitantes podem preencher uma ficha com suas opiniões sobre questões ambientais e concorrer a uma bicicleta doada pelas empresas LCA Empreendimentos e Cia Cacique de Café Solúvel.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.