Ilusionismo, circo, contação de histórias e teatro na programação da Viradinha Cultural

Os espetáculos sempre abordam a temática da Educação no Trânsito em forma de peças de teatro, apresentações circenses e contação de histórias. Voltado especialmente ao público infantojuvenil, mas aberto para a toda a família, a entrada é gratuita e a classificação livre.

Nesta quinta, dia 1º de fevereiro, o público poderá conferir o espetáculo “A Mágica do Trânsito”, que mistura ilusionismo e circo. O ilusionista Gui Parras e o palhaço Bembem vão mostrar ao público que a mágica do trânsito é não tentar fazer mágica no trânsito, como os motociclistas que tentam ocupar o mesmo lugar de outros ao mesmo tempo, pedestres que parecem querer se teletransportar de um lado da calçada para o outro sem usar a faixa e desconsiderando a velocidade dos automóveis, motoristas tentando tirar algum coelho da cartola quando são questionados por um agente de trânsito sobre o uso do cinto.

Sexta-feira, 2 de fevereiro, é dia da contação de história “Fabulosas”. São histórias para crianças pautadas em três fábulas de autores diferentes: Esopo, La Fontaine e Hans Christian Andersen. O enredo apresenta uma disputa entre os três autores para decidirem quem é “O Maior Fabulista de todos os Tempos”. A disputa – que se mostrará não tão necessária ao final – conta com o júri das crianças. Nessa adaptação, “A Cigarra e a Formiga” vira “A Cigarra a 10 por hora e a Formiga a 200”. “Soldadinho de Chumbo” se torna “Soldadinho Pé de Chumbo”, entre outras.

No “Show do Menestrel – Se Beber não Dirija”, que será exibido no sábado, dia 3, o personagem principal, o Menestrel, começa cantando e envolvendo o público com cantigas de roda. Toda a peça é envolvida por muita música, com os personagens cantando e tocando instrumentos. Em certo momento, o Menestrel apresenta o Sr. Bafólogo, que alerta sobre os perigos de beber e dirigir, cantando e tocando seu pandeiro. Depois entra em cena o mágico Delfos, que encanta o público com suas habilidades.

“Se Essa Rua… Se Essa Rua…” é o espetáculo de domingo, dia 4 de fevereiro. Ritinha é uma menina do interior que chega à cidade e encontra o caos no trânsito, motoristas apressados, correria e muito stress. Abrindo sua mala, embarca numa aventura em mundos imaginários, onde são essenciais a disciplina, a flexibilidade e a generosidade. Em seu retorno para a cidade, percebe que devemos ter virtudes na vida e não somente no trânsito.

Todas as apresentação são realizadas na tenda SEEC/Detran-PR localizada na Avenida Atlântica, 2800, no Balneário Caiobá, em Matinhos-PR.

A Viradinha Cultural integra a Operação Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Serviço
Apresentações culturais da Viradinha Cultural Paraná 2018
6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Quinta a domingo às 17h30

1 fev | A Mágica do Trânsito
2 fev | Fabulosas
3 fev | Show do Menestrel – Se Beber não Dirija
4 fev | Se Essa Rua… Se Essa Rua…

Balneário de Caiobá, Matinhos-PR
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.