Importação de fertilizantes por Paranaguá cresce 22% no quadrimestre

Beto Richa, governador do Paraná - Importação de fertilizantes é a maior nos ultimos 3 anos.

O volume de fertilizantes que entrou no país pelo Porto de Paranaguá nos primeiros quatro meses de 2017 foi 22% maior do que o registrado no ano passado. Entre janeiro e abril, foram importadas 2,82 milhões de toneladas dos produtos, que são utilizados como adubo.

Em 2016, o porto paranaense importou 2,3 milhões de toneladas de fertilizantes. No comparativo entre os meses de abril de 2016 e 2017, o resultado também é positivo: o aumento foi de 18%.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explica que o aumento na importação de fertilizantes está relacionado à expectativa de crescimento da produção agrícola. “Se estamos importando mais fertilizantes é porque o campo deverá produzir mais e teremos uma safra ainda melhor. Além disso, esse resultado demonstra que o Porto de Paranaguá foi escolhido para receber a carga porque tem capacidade para atender bem os importadores e exportadores”, afirma.

CRESCIMENTO – Desde 2011, os Portos do Paraná têm importado uma média de 8,5 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, um aumento de 31% em comparação a 2010, ano no qual foram importadas 6,4 milhões de toneladas.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, atribui o crescimento às melhorias feitas no Porto de Paranaguá para tornar mais ágil a descarga de insumos. “Os investimentos e mudanças operacionais implementados pela Appa ao longo dos últimos anos resultaram em mais agilidade na descarga de fertilizante. Isso representa mais produtividade e um maior impacto positivo na economia do nosso Estado e do nosso país”, comenta.

MELHORIAS – Um dos principais avanços nesse sentido foi a reforma do cais, que, além de permitir a dragagem dos berços e devolver capacidade operacional a novos espaços para a movimentação de fertilizantes, também possibilita a operação de guindastes MHC, que fazem o desembarque do produto, em todas as áreas da plataforma.

O Porto de Paranaguá é o principal canal de entrada de fertilizantes no Brasil, movimentando mais que o dobro do importado por todos os outros portos do país juntos. Os estados que mais recebem essas cargas são Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.