Julgamento de Sergio Moro ganha dramaticidade no TSE; siga ao vivo

Advogado do PL se diz perplexo com pressão externa pela improcedência da cassação do senador

De Brasília – É dramática a situação do senador Sergio Moro (União-PR), que será julgado a partir das 10 horas, nesta quinta-feira (16/5), pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em meio às disputas de narrativas, o ex-juiz da Lava Jato tem chances reais de ser cassado até a próxima terça-feira (21/5). O Blog do Esmael acompanha tudo de perto, desde o Distrito Federal.

A expectativa do mundo político é pela cassação, embora a Globo lidere um lobby pela absolvição de Moro. A emissora carioca comprou a narrativa do senador desde a época que ele era juiz da Lava Jato, em Curitiba, e a condenação de Moro seria uma derrota acapachante para a empresa de mídia.

O jornal carioca O Globo, por exemplo, estampou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu pela preservação do mandato de Sergio Moro. A ofensiva teria sido contra o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, segundo a publicação.

Além de Moro, o presidente do Senado teria trabalhado pelo pescoço do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), que já conseguiu “hora extra” para seu mandato.

O relator do caso Moro é o ministro Floriano Marques, que, em julgamento análago, abriu divergência que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade por oito anos. Comparativamente, o ilícito de Moro seria maior que o comentido por Bolsonaro.

Moro é acusado de abuso do poder econômico, caixa dois e abuso de meios de comunicação durante as eleições de 2022. No julgamento do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), as ações do PL e do PT foram declaradas improcedentes, no entanto, os dois partidos recorreram ao TSE.

Este é Guilherme Ruiz Neto, advogado do PL na ação que pede a cassação de Sergio Moro.

O advogado Guilherme Ruiz Neto, que representa do PL no julgamento, ao Blog do Esmael, se diz perplexo com a matéria do Globo. Segundo Ruiz Neto, o Senado Federal não é parte no processo em questão, tampouco auta como advogado ou representante legal de qualquer das partes envolvidas.

A independência dos Poderes é um princípio basilar da nossa República, consagrado na Constituição Federal, e deve ser rigorosamente respeitado por todos os agentes públicos”, disse o advogado do PL, protestanto contra o suposto pedido do presidente do Senado pela improcedência da cassação de Moro.

Reitero a confiança no Tribunal Superior Eleitoral e em seus ministros, que têm demonstrado, ao longo dos anos, um compromisso inabalável com a justiça e a legalidade. A sociedade brasileira espera e merece que as decisões judiciais sejam tomadas de forma transparente, justa e independente, sem qualquer tipo de pressão ou influência externa, sobreturo de suposta interferência do Presidente do Senado”, afirmou o advogado do PL, Guilherme Ruiz Neto.

A sessão desta quinta no TSE começará com a leitura e o voto do relator, ministro Floriano Marques. Na sequência, provavelmente, um ministro pedirá vista do processo. Então, a sessão será retomada na terça, dia 21, quando sairá o verdicto sobre a cassação de Sergio Moro.

Esta é a ordem de votação: Floriano Marques, André Ramos, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Maria Isabel Diniz Galotti Rodrigues e Alexandre de Moraes.

Assistir ao vivo – Sessão de Julgamento de Moro [quinta, 16/5, a partir das 10h]:


Fonte: Julgamento de Sergio Moro ganha dramaticidade no TSE; siga ao vivo | (esmaelmorais.com.br)

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.