Advogado do PL se diz perplexo com pressão externa pela improcedência da cassação do senador
De Brasília – É dramática a situação do senador Sergio Moro (União-PR), que será julgado a partir das 10 horas, nesta quinta-feira (16/5), pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em meio às disputas de narrativas, o ex-juiz da Lava Jato tem chances reais de ser cassado até a próxima terça-feira (21/5). O Blog do Esmael acompanha tudo de perto, desde o Distrito Federal.
A expectativa do mundo político é pela cassação, embora a Globo lidere um lobby pela absolvição de Moro. A emissora carioca comprou a narrativa do senador desde a época que ele era juiz da Lava Jato, em Curitiba, e a condenação de Moro seria uma derrota acapachante para a empresa de mídia.
O jornal carioca O Globo, por exemplo, estampou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu pela preservação do mandato de Sergio Moro. A ofensiva teria sido contra o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, segundo a publicação.
Além de Moro, o presidente do Senado teria trabalhado pelo pescoço do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), que já conseguiu “hora extra” para seu mandato.
O relator do caso Moro é o ministro Floriano Marques, que, em julgamento análago, abriu divergência que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade por oito anos. Comparativamente, o ilícito de Moro seria maior que o comentido por Bolsonaro.
Moro é acusado de abuso do poder econômico, caixa dois e abuso de meios de comunicação durante as eleições de 2022. No julgamento do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), as ações do PL e do PT foram declaradas improcedentes, no entanto, os dois partidos recorreram ao TSE.
O advogado Guilherme Ruiz Neto, que representa do PL no julgamento, ao Blog do Esmael, se diz perplexo com a matéria do Globo. Segundo Ruiz Neto, o Senado Federal não é parte no processo em questão, tampouco auta como advogado ou representante legal de qualquer das partes envolvidas.
A independência dos Poderes é um princípio basilar da nossa República, consagrado na Constituição Federal, e deve ser rigorosamente respeitado por todos os agentes públicos”, disse o advogado do PL, protestanto contra o suposto pedido do presidente do Senado pela improcedência da cassação de Moro.
Reitero a confiança no Tribunal Superior Eleitoral e em seus ministros, que têm demonstrado, ao longo dos anos, um compromisso inabalável com a justiça e a legalidade. A sociedade brasileira espera e merece que as decisões judiciais sejam tomadas de forma transparente, justa e independente, sem qualquer tipo de pressão ou influência externa, sobreturo de suposta interferência do Presidente do Senado”, afirmou o advogado do PL, Guilherme Ruiz Neto.
A sessão desta quinta no TSE começará com a leitura e o voto do relator, ministro Floriano Marques. Na sequência, provavelmente, um ministro pedirá vista do processo. Então, a sessão será retomada na terça, dia 21, quando sairá o verdicto sobre a cassação de Sergio Moro.
Esta é a ordem de votação: Floriano Marques, André Ramos, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Maria Isabel Diniz Galotti Rodrigues e Alexandre de Moraes.
Assistir ao vivo – Sessão de Julgamento de Moro [quinta, 16/5, a partir das 10h]:
Fonte: Julgamento de Sergio Moro ganha dramaticidade no TSE; siga ao vivo | (esmaelmorais.com.br)