Lei Federal altera procedimento para pagar licenciamento 2017

A partir de julho, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começa a enviar o aviso de vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. Neste ano, o usuário precisará atualizar os valores de multas não quitadas e gerar a guia de pagamento da taxa, já que a carta não virá com código de barras.

A mudança ocorre em virtude da Lei Federal 13.281, de novembro de 2016, que alterou o artigo 284 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o texto, a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros pelo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), o que impossibilita a impressão da guia do licenciamento com antecedência.

“O usuário vai receber o aviso com o valor do licenciamento e, quando houver, os valores devidos em IPVA, licenciamento anterior, seguro obrigatório e multas. Vale lembrar que a emissão do documento do veículo só é feita após a quitação de todos os débitos vencidos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Entretanto, sem o código para pagamento, será necessário que ele faça a emissão da guia atualizada. Por isso, o Detran garante uma variedade de canais para facilitar o processo”, completa ele.

São três opções para gerar a guia com os valores: o site www.detran.pr.gov.br, o aplicativo Detran/PR para celular e os terminais de autoatendimento do Detran, instalados dentro das unidades da autarquia e em shoppings (14), universidades (5) e mercados (5). Alguns desses equipamentos já permitem realizar o pagamento e aceitam cartão de débito de qualquer banco.

Outra facilidade é que os caixas automáticos do Banco do Brasil aceitam, exclusivamente para taxas do Detran Paraná, pagamento com cartão de débito de não correntistas. Basta inserir o cartão de qualquer banco, ainda no menu inicial, para abrir as opções do Departamento.

Além do BB, pagamentos também estão disponíveis nas agências do Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.

Serviço:

Para emissão da guia com todos os débitos do veículo:

– Aplicativo para smartphone DETRAN/PR (Android e IOS);
– Terminais de Autoatendimento do DETRAN/PR (Alguns equipamentos contam com opção de pagamento com cartão de débito);
– Internet: www.detran.pr.gov.br

Para pagamento, com a guia impressa:

– Agências do Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.
– Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, com cartão de débito de qualquer banco para correntistas e não correntistas.

Confira abaixo os locais dos terminais de autoatendimento:

Em Curitiba os shoppings são: Palladium, Estação, Crystal, Pátio Batel e Jardim das Américas. Em Maringá, o totem se encontra no shopping Catuai. Em Paranavaí, shopping Cidade. Em Foz do Iguaçu, shopping JL Cataratas. Shopping São José, em São José dos Pinhais, em Colombo o usuário pode emitir a guia no Totem do Shopping Colombo. Na cidade de Londrina, os totens estão instalados no shopping Catuai, Aurora e Londrina Norte.

Nas universidades os totens estão nos municípios de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Guarapuava (Unicentro), Bandeirantes (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e em Paranavaí (Universidade Estadual do Paraná e Universidade Paranaense Paranavaí).

Já nos supermercados os terminais de autoatendimento estão localizados em 5 regiões: Santa Cândida e Bom Retiro (Supermercados Condor), Centro Cívico (Festval), Portão (Muffato) e no Centro (Associação Comercial do Paraná). Além das instalações nas unidades da autarquia e terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.