Licitação para avaliar áreas de risco da Estrada da Graciosa tem resultado final

Estrada da Graciosa Licitação para avaliar áreas de risco da Estrada da Graciosa tem resultado final

Objetivo é identificar todas as áreas de risco de deslizamentos e elaborar soluções para garantir sua estabilidade, evitando que novos danos voltem a ocorrer. O investimento é de R$ 2,6 milhões.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (07) o resultado final da licitação para avaliar as encostas e taludes da PR-410 (Estrada da Graciosa) entre o km 6 e km 16, em Morretes, na região do Litoral.

Foi confirmada como vencedora a empresa Moretti Engenharia Consultiva, com proposta de preços no valor de R$ 2.640.334,14. A confirmação se deu após a interposição de recurso por uma das outras participantes ter sido analisada pelo DER/PR e não acatada, ficando mantido o resultado anterior.

Vencida esta etapa, agora será publicada a homologação em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, dando início a trâmites internos para assinatura do contrato, e depois a emissão da ordem de serviço, que determina a data de início das atividades. O prazo de execução será de cinco meses.

    Estão previstos o mapeamento e perfilamento a laser em veículo aéreo, avaliação das condições de drenagem, avaliação das condições geotécnicas e realização de sondagens, consolidação de estudos sobre o trecho e elaboração de um mapa de risco, e a elaboração de projetos básicos de engenharia para os pontos críticos identificados.

    O objetivo é identificar todas as áreas de risco de deslizamentos e elaborar soluções para garantir sua estabilidade, evitando que novos danos voltem a ocorrer na Estrada da Graciosa, que é turística e que teve seu tráfego liberado integralmente no final do ano passado, após serem recuperados os estragos causados pelas chuvas. A área monitorada tem 6,82 quilômetros quadrados.

    Compartilhe!

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    WhatsApp
    API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
    plugins premium WordPress