Mais de 3,6 mil crianças já foram beneficiadas pela Educação Ambiental dos Portos do Paraná

Doze localidades são contempladas durante todo o ano com atividades pedagógicas e lúdicas desenvolvidas por equipes da Appa nas escolas municipais. “Queremos contribuir ao máximo para o desenvolvimento da região onde os portos estão instalados. E esse programa tem um sentido bastante especial porque a educação abre caminhos para diversas áreas”, explica o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.

O PÚBLICO – Os alunos atendidos pelo programa são do 5º ano do Ensino Fundamental e de classes multisseriadas. O trabalho é realizado em nove comunidades ilhadas (Valadares, Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera, São Miguel, Brasília e Encantadas), além da Vila Guarani, em Paranaguá, e dos municípios de Antonina e Pontal do Paraná.

Itauana Cardoso, moradora da Ilha dos Valadares, é uma das alunas atendidas pelo programa. Para ela, a iniciativa foi importante para sua formação. “Vimos que o meio ambiente dá tudo o que precisamos e temos que cuidar dele”. Questionada sobre o que isso mudou na rotina dela, a aluna completa: “levei o que aprendi para minha mãe, estamos cuidando do lixo e fazendo outras coisas para ajudar a natureza”.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Iracema dos Santos, Gilmara dos Santos, conta que, assim como Itauana, outros alunos acabam assumindo condutas importantes para a preservação do meio ambiente a partir do contato com o programa. “É uma experiência importante porque a comunidade precisa saber dos estragos que os homens causam na natureza. As crianças aprendem aqui e levam para casa”, diz.

O CONTEÚDO – Entre os temas explorados por meio do programa, destacam-se os relacionados ao meio ambiente, à cidadania, à pesca, aos recursos naturais e ao patrimônio histórico. Os conteúdos são abordados por meio de palestras, com a aplicação de dinâmicas, além de outras atividades, como trilhas nas comunidades e oficinas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – O PEA é um dos mais de 60 programas ambientais desenvolvidos pela Appa. Como fruto desse trabalho, o Porto de Paranaguá ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), avaliado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães, todas essas experiências têm gerado resultados positivos às atividades portuárias e ao meio ambiente. “Temos conseguido comprovar que é possível a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação e promoção do meio ambiente. No caso da Educação Ambiental, sabemos que os ensinamentos terão efeito não apenas de imediato, mas influenciarão essas crianças durante toda a vida”, disse.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.