Doze localidades são contempladas durante todo o ano com atividades pedagógicas e lúdicas desenvolvidas por equipes da Appa nas escolas municipais. “Queremos contribuir ao máximo para o desenvolvimento da região onde os portos estão instalados. E esse programa tem um sentido bastante especial porque a educação abre caminhos para diversas áreas”, explica o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.
O PÚBLICO – Os alunos atendidos pelo programa são do 5º ano do Ensino Fundamental e de classes multisseriadas. O trabalho é realizado em nove comunidades ilhadas (Valadares, Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera, São Miguel, Brasília e Encantadas), além da Vila Guarani, em Paranaguá, e dos municípios de Antonina e Pontal do Paraná.
Itauana Cardoso, moradora da Ilha dos Valadares, é uma das alunas atendidas pelo programa. Para ela, a iniciativa foi importante para sua formação. “Vimos que o meio ambiente dá tudo o que precisamos e temos que cuidar dele”. Questionada sobre o que isso mudou na rotina dela, a aluna completa: “levei o que aprendi para minha mãe, estamos cuidando do lixo e fazendo outras coisas para ajudar a natureza”.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Iracema dos Santos, Gilmara dos Santos, conta que, assim como Itauana, outros alunos acabam assumindo condutas importantes para a preservação do meio ambiente a partir do contato com o programa. “É uma experiência importante porque a comunidade precisa saber dos estragos que os homens causam na natureza. As crianças aprendem aqui e levam para casa”, diz.
O CONTEÚDO – Entre os temas explorados por meio do programa, destacam-se os relacionados ao meio ambiente, à cidadania, à pesca, aos recursos naturais e ao patrimônio histórico. Os conteúdos são abordados por meio de palestras, com a aplicação de dinâmicas, além de outras atividades, como trilhas nas comunidades e oficinas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – O PEA é um dos mais de 60 programas ambientais desenvolvidos pela Appa. Como fruto desse trabalho, o Porto de Paranaguá ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), avaliado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães, todas essas experiências têm gerado resultados positivos às atividades portuárias e ao meio ambiente. “Temos conseguido comprovar que é possível a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação e promoção do meio ambiente. No caso da Educação Ambiental, sabemos que os ensinamentos terão efeito não apenas de imediato, mas influenciarão essas crianças durante toda a vida”, disse.