Matinhos e Pontal do Paraná recebem projeto que estimula a leitura

Imagem: Stay Flow

Atrações gratuitas serão realizadas entre novembro e dezembro em diferentes locais, dias e horários

Os moradores e veranistas de Matinhos e Pontal do Paraná terão diversas ações de incentivo à leitura entre os dias 04 de novembro e 12 de dezembro. As atividades são gratuitas, vão acontecer em diferentes locais das cidades e integram o projeto cultural Leituras no Litoral www.leiturasnolitoral.com.br

Todas as atrações utilizam histórias que pertencem à tradição oral da cultura popular brasileira. Ao mesmo tempo, valorizam a literatura autoral de autores negros e suas referências bibliográficas.

“Com essas ações, pretendemos estimular a leitura da literatura, apresentando-a em diferentes formatos narrativos e estilísticos. Assim, desejamos contribuir com a formação de cidadãos mais leitores e suprir uma lacuna existente em algumas cidades do litoral paranaense no que tange à oferta de diferentes produtos culturais tanto para a comunidade litorânea, quanto aos visitantes”, explica o produtor cultural e contador de histórias, Rafael Di Lari.

Imagem: Manu Assini

Oficinas de contação de histórias

Entre as atrações confirmadas estão as oficinas de contação de histórias intituladas No caminho das histórias que serão realizadas em duas ocasiões. A primeira acontece no dia 04 de novembro, das 9h às 16h, na Casa da Cultura Prof. Délcio Ramos [rua Albano Müller, 111, Calçadão Central, Matinhos]. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/mqPmHztF8i8NvZpH6

A segunda atividade será realizada no dia 11 de novembro, das 9h às 16h, na Casa da Cultura de Pontal do Paraná [avenida Tom Jobim, 902, Balneário Primavera]. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/Gdvd5yxTXyvMjuKj6

Ministrada pela atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura Cléo Cavalcantty, as oficinas são destinadas a professoras, educadores, pedagogas, idosos, artistas e demais interessados no tema. Com carga horária individual de seis horas, os encontros almejam a descoberta do “Eu, narrador” a partir de pesquisas antropológicas, exercícios de escrita criativa e experimentações sobre a voz autoral de cada narrador de histórias.

“Toda história é única, embora já tenha sido contada de diversas formas de geração em geração até chegar aos nossos ouvidos. Do mesmo modo, podemos dizer que cada narrador de histórias também é único. Ninguém conta ou escreve uma história da mesma forma. Cada um de nós é composto por uma vasta trilha de histórias e memórias. Entender esse processo, suas referências, sua herança afetiva e cultural faz com que se tenha propriedade tanto no narrar, quanto na escrita”, explica Cléo Cavalcantty.

Intervenções literárias

Estas ações serão realizadas gratuitamente nas praias de Pontal do Paraná, de 01 a 03/12, e nas praias de Matinhos, entre os dias 08 a 12/12. A proposta é fazer a leitura de textos curtos para quem estiver descansando, passeando ou trabalhando nas praias.

“A atividade gera uma experiência única e envolvente que fomenta o amor pelos livros, o prazer da leitura e a conexão com as histórias apresentadas”, explica Cristiano Nagel, que é bacharel em Artes Cênicas, especialista em Narrativas Visuais e um dos realizadores desta ação.

“Nestas ações se estabelece uma relação de troca entre artistas e participantes, por meio da leitura de um texto literário e de uma conversa informal e subjetiva, visando uma trajetória de aproximação prazerosa entre literatura e leitores”, conta a atriz, diretora teatral e escritora Lilyan de Souza, que também participa da atividade.

Espetáculo narrativo

O Grupo Baquetá – que realiza shows e oficinas teatrais, musicais e de dança com base nos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos originários do Brasil – vai apresentar o espetáculo Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas no dia 02/12, nas cidades de Matinhos e Pontal do Paraná para o público de todas as idades. Os locais e horários das apresentações serão divulgados em breve no site  www.leiturasnolitoral.com.br

O intuito da peça é instigar reflexões e entendimentos que promovam o respeito às diversidades – sobretudo étnico-raciais – por meio de práticas artísticas. Ao mesmo tempo, aborda elementos como a escravização da população negra, a diáspora, autoestima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, entre outros temas.

Karingana é o chamado que alguém faz na roda quando quer contar uma história ou um causo. Para que essa história comece, o contador grita: “Karingana ua Karingana?” E quem ouve, responde: “Karingana!”. Rico em danças, cantoria, mitos, cores, mistérios, luta e resiliência, o espetáculo objetiva apresentar a potência do vasto Continente Africano, berço da civilização, mãe de grandes saberes científicos e tecnológicos.

“Desejamos que o público desfrute das ações culturais que o projeto Leituras no litoral está realizando também desde agosto nas cidades de Matinhos e Pontal do Paraná, com apresentações agendadas para alunos de escolas municipais e estaduais”, complementa o contador de histórias, Rafael Di Lari.

O projeto cultural Leituras no Litoral www.leiturasnolitoral.com.br é aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná. O projeto é realizado pela Barbas de Molho Produções Artísticas e tem o apoio da Copel.

Serviço

O que: projeto cultural Leituras no Litoral

Onde: Em Matinhos e Pontal do Paraná, em diferentes dias, horários e locais

Quando: Entre os dias 04 de novembro e 12 de dezembro

Quanto: Gratuito, mas para as oficinas de contação de histórias é preciso fazer as inscrições antecipadas

Informaçõeswww.leiturasnolitoral.com.br e www.instagram.com/leituras.litoral

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
plugins premium WordPress