MCASSAB: Tecnologia ajuda produtores a atender às exigências crescentes de qualidade da carne para o mercado internacional

Maior exportador carne bovina (1,8 milhão t) e de carne de frangos (4,6 milhões t), e quarto maior de carne suína (1,1 milhão t), o Brasil precisa atender a exigências sanitárias e de qualidade cada vez mais rígidas dos clientes para manter o excelente desempenho no comércio internacional. “Somos um dos maiores exportadores de carnes de modo geral. Para garantir uma carne segura, saudável e acessível, os diversos elos da cadeia buscam, constantemente, tecnologias e diferenciações para não perder a competitividade. Nesse sentido, é preciso ter atenção especial ao monitoramento e à limitação de resíduos medicamentosos nas carcaças. E isso começa nas granjas com o uso de soluções sanitárias e nutricionais ideais”, afirma o zootecnista Julio Cesar C. Carvalho, Head de Desenvolvimento técnico/comercial de novos negócios Nutrição e Saúde Animal na MCassab.

 

De acordo com Carvalho, essa crescente exigência quanto à qualidade das carnes, biosseguridade e níveis medicamentosos, tem como finalidade ofertar alimentos mais seguros e saudáveis. “Os Limites Máximos de Resíduos (LMRs) servem de parâmetros para controlar os níveis adequados de medicamentos que podem ser ingeridos aos animais sem oferecer riscos à saúde das pessoas. O Japão é o país mais rigoroso no mundo, seguido pelo mercado europeu”. O especialista da MCassab informa que a busca por uma alimentação mais saudável é alvo, inclusive, da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que busca incluir o conceito “One Health”, ou, ‘Uma Saúde’, integrando os cuidados entre meio ambiente, saúde animal e saúde humana, visto que todos estão interligados e interferem entre si.

 

Julio Carvalho destaca que a garantia de qualidade das carnes produzidas no Brasil é um processo complexo, que envolve todos os agentes. “Trata-se de um grande desafio, porém, possível de vencer”. Ele explica que a MCassab oferece não apenas soluções nutricionais e de saúde com alta tecnologia, mas também desenvolveu um completo programa de monitoramento da produção animal, o ProSafe, para orientação aos clientes com análise de antimicrobianos, anticoccidianos e metais pesados para monitoria constante na produção animal, garantindo a rastreabilidade e segurança, desde a produção de rações, até a quantificação de resíduos em carne de aves, suínos, bovinos e peixes. “O ProSafe foi criado para atender às necessidades da avicultura, bovinocultura, piscicultura e suinocultura. É uma solução extremamente funcional e eficaz, que garante o cumprimento da legislação tanto para o mercado interno como para atendimento das exigências dos importadores das carnes brasileiras”, complementa Carvalho, informando que, em breve, os produtores terão condições de fazer o acompanhamento virtual das análises realizadas pelo ProSafe. A MCassab conta ainda com a plataforma Connect, uma ferramenta digital/tecnológica que nos permite compilar os dados de todos os setores envolvidos na produção animal: fábrica de ração, matrizes, frango de corte e abatedouro em um único lugar, facilitando o acesso as informações e a análise dos dados em tempo real, facilitando as tomadas de decisões.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.