Moro propõe critérios mais objetivos para ‘efetiva necessidade’ de posse de armas

A minuta do decreto elaborado pela equipe do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sobre posse de armas pretende simplificar um dos requisitos para se obter o direito: a comprovação da efetiva necessidade. O texto foi feito a pedido do presidente Jair Bolsonaro, como uma das prioridades para os primeiros 100 dias de seu governo. As informações são de Breno Pires e Juliana Braga no Estadão.

De acordo com pessoas que participaram da elaboração da minuta, a forma como a legislação define hoje a “efetiva necessidade” deixa espaço para subjetividades. A ideia é fixar critérios mais objetivos.

O texto proposto por Moro tratará apenas da posse, que não permite o cidadão sair de casa portando arma. Segundo uma fonte do ministério, mudanças em relação ao porte só podem ser feitas por lei.

A realização de teste prático e a apresentação de exame psicológico são alguns dos pontos enfatizados no texto. Não será incluída nenhuma exigência além do que já está previsto na lei.

A proposta elaborada pelo ministério levou em conta pareceres técnicos da Polícia Federal e foi entregue à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil na sexta-feira à noite. Uma das possibilidades que o governo considera é retirar a necessidade de avaliação por um delegado da Polícia Federal ao final do processo.

Nesta terça-feira, 08, o decreto foi um dos temas em discussão na reunião interministerial semanal de Bolsonaro.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.