Os estudantes da rede pública de ensino de Morretes, no Litoral do estado, poderão assistir gratuitamente à peça “Menestrel conta a imigração no Paraná”, da Companhia Karagozwk. A apresentação será na Escola Municipal Miguel Schleder, nesta terça-feira, 29, a partir das 15h e na quarta-feira, 30, às 09h e às 10h30. O espetáculo conta, a partir da magia do teatro de sombras, a história da formação étnica do Paraná e de como ocorreu o processo imigratório no estado.
Historicamente o Paraná é um território multicultural, formado por diversas etnias. “O Paraná é um ‘caldeirão de culturas’, onde o trabalho e a cooperação entre as diversas etnias forjaram uma identidade própria, um jeito único de estar no mundo” conta o diretor da peça Marcello Andrade dos Santos, que estudou teatro de sombras no Instituto del Teatro de Sevilla, na Espanha.
Desde o século 19, o território paranaense recebeu imigrantes italianos, alemães, poloneses, japoneses, ucranianos, espanhóis, árabes, holandeses e de diversas outras etnias. “Cada criança ou adulto da plateia, certamente identificará a sua própria família e viajará num carroção mágico pelos caminhos de seus ancestrais”, completa Santos.
O espetáculo foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e é coordenado pela ABC Projetos Culturais, com o patrocínio da Copel. A Companhia Karagozwk é especialista na arte deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro (Editora Perspectiva) como referência no Brasil na prática desta arte.
O público-alvo da peça são as crianças e a proposta do projeto é realizar um total de 36 apresentações em 12 municípios do interior paranaense com menos de 20 mil habitantes, onde a população dificilmente tem contato e acesso ao teatro de sombras.
A fim de promover a acessibilidade de comunicação para o público com deficiência auditiva, a apresentação terá tradução simultânea em libras projetada em tela. Ao final de cada espetáculo, a Companhia Karagozwk ainda fará um bate-papo com o público e mostrará os bastidores do teatro de sombras. Também apresentará técnicas que poderão ser adotadas por professores e alunos para que também passem a produzir o teatro de sombras.
Contrapartida
A contrapartida cultural do projeto é realizar uma oficina em cada município que receberá as apresentações, mostrando como pode ser produzido e incentivado o teatro de sombras a partir da construção de equipamentos com o uso de materiais recicláveis. A oficina, que contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, terá como público professores e servidores das escolas e pais que tiverem interesse.