Museu Paranaense promove debate sobre arte, natureza e colonização

O Museu Paranaense promove no sábado (19) a mesa redonda “Nessa terra, em se plantando, tudo dá: diálogos sobre arte, natureza e colonização”. A atividade integra a programação geral do programa público denominado “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” e a mesa terá participação da curadora Fernanda Pitta e do artista Jaime Lauriano para as reflexões junto ao público.

A fala da curadora Fernanda Pitta parte da seguinte indagação: e se pudéssemos pensar as relações entre arte e natureza no Brasil, ou pelo menos em alguns dos capítulos dessa história, como perpassada por processos não só de colonização, mas também de autocolonização? A partir do termo utilizado pela historiadora Armelle Enders para descrever processo de dominação do território brasileiro – como um processo de dominação interno e não externo, do bandeirantismo à expansão do “progresso” no século XX no Brasil, serão abordadas as contradições desse processo e seu impacto sobre as artes visuais brasileiras.

O diálogo que o artista Jaime Lauriano pretende ter com o público possui como ponto de partida a sua obra que dá título à mesa. A obra Nessa terra, em se plantando, tudo dá, de 2015, e que hoje integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo, consiste em uma muda de pau-brasil, que cresce dentro de uma estufa até que as suas raízes e galhos destruam a própria estrutura que permite o crescimento da muda.

Esta violência imposta sobre a arquitetura da estufa alude às violências aplicadas aos povos nativos da América Latina com o processo de colonização. Ao destruir a estrutura que a contém, a muda de pau-brasil estará fadada a sua própria destruição, condicionando assim a sua existência ao seu aprisionamento.

COMO PARTICIPAR – Para participar da mesa redonda não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será a partir de 16h30, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.

Mais detalhes sobre a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” podem ser conferidos no site do MUPA.

SOBRE OS CONVIDADOS – Fernanda Pitta é curadora sênior na Pinacoteca de São Paulo e professora na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Os seus interesses de pesquisa centram-se na discussão de paradigmas da arte nacional e no lugar da arte indígena nas narrativas da arte brasileira. Foi bolsista da FAPESP, Fellow da AAMC e AAMC Foundation, Clark Art Institute, Biblioteca Getty e Visiting Scholar na Fakultet for kunst, musikk og design, Noruega. É coordenadora, com Susanna van der Watt e Lizabé Lambrechts, do projeto de pesquisa Decay Without Mourning: Future-thinking heritage practices, com financiamento do Riksbankens Jubileumsfond.

Jaime Lauriano é artista visual, graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, no ano de 2010, e já realizou diversas exposições individuais no Brasil e no Exterior. Com trabalhos marcados por um exercício de síntese entre o conteúdo de suas pesquisas e estratégias de formalização, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção da História. Em peças audiovisuais, objetos e textos críticos, ele evidencia como as violentas relações mantidas entre instituições de poder e controle do Estado – como polícias, presídios, embaixadas, fronteiras – e sujeitos moldam os processos de subjetivação da sociedade. Assim, sua produção busca trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História.

SERVIÇO – Palestra “Nessa terra, em se plantando, tudo dá: diálogos sobre arte, natureza e colonização”

Data: sábado (19/02)

Horário: 17 horas

Liberação de lugares: a partir de 16h30

Local: Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.