Museus do Estado estarão abertos no feriado

Quem estiver em Curitiba no feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, poderá visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. O Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu do Expedicionário e Museu da Imagem e do Som do Paraná ficarão abertos durante o feriado.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições “MAC-MON: um diálogo”, “Histórias do Acervo MON”, “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz”, “Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte paranaense”, “Valdir Cruz – IMAGO – o olhar do sabiá”, “Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura” e “Memória das ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba”. Esta última é realizada em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense e traz retratos de personagens que contribuíram com a construção da identidade e memória de Curitiba. São obras do acervo dos dois museus, somando mais de 100 peças, entre pinturas e esculturas.

Quem visitar o Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá contemplar a exposição “Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas – Mostra do Acervo”, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná. E ainda a mostra “Ícaro e o Labirinto – Bení Moura, Andre Serafim e Marcel Fernandes”, em que os artistas apresentam instalações em que o mito do Ícaro é revisitado.

Já no Museu Alfredo Andersen, quatro exposições estão em cartaz. As mostras “Alfredo Andersen retrata Noruega”; “To breath through – sobre a fragilidade da vida”; “Quixote, a loucura de viver” e “Don Quijote, a sonhar venci mundo” fazem parte da Semana Andersen, que comemora o 156º aniversário do artista que deu nome ao museu.

Quem for ao Museu Paranaense poderá conhecer um pouco da trajetória do museu desde a sua criação até os dias atuais na exposição “O Museu da história do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense” e na exposição “Voracidade – Coletivo Kókir” conferir obras desenvolvidas com índios da tribo caingangue. Além das exposições permanentes “Vistas do Brasil”, “Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu”, “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Imagens de um Lar”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em nó” e “Baixo relevo | O último túnel”.

O Museu do Expedicionário apresenta a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná o público terá contato com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposição fotográfica de Guilherme Glück, que registrou a Lapa entre os anos 1920 e 1960. No primeiro andar, o visitante fará uma imersão no acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores. Além da exposição “De Perséfone à Catrina: a mulher e o seu Divino”, que retrata o papel da mulher na sociedade contemporânea.

Confira aqui os horários de funcionamento de cada espaço.

Serviço:

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688 Curitiba – PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133. (41) 3221-4900. Curitiba-PR.

www.cultura.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.