Tabanidae é uma família de dípteros da subordem Brachycera. Popularmente, as moscas dessa família são conhecidos pelos nomes de mutuca, butuca, moscardo, motuca e tavão
Etimologia
Os termos “mutuca”, “butuca” e “motuca” significa “picar, furar, cutucar, pungir”. Sendo “mutuca” ou “motuca” conhecido por serem falados na região de Mogi das Cruzes (SP) e Itaquaquecetuba (SP) pela dificuldade dos cidadãos em pronunciar corretamente a palavra “butuca”.
Características
De corpo robusto e de tamanho médio a grande, apenas as fêmeas são hematófagas. São incômodas ao gado e ao homem devido a inserção do estilete frontal sobre a epiderme da pele. Diferentemente das fêmeas, os machos se nutrem de seiva, néctar e fezes.
Sugam o sangue de mamíferos, répteis e eventualmente de aves e anfíbios. Preferem viver perto de ambientes aquáticos, exceção feita a algumas espécies de regiões áridas.
A mutuca é uma mosca grande, também conhecida como mosca de veado. A mosca fêmea, que se alimenta de sangue, é a mais dolorosa e irritante. Elas reproduzem-se em áreas úmidas, e a eliminação de zonas úmidas irá reduzir a população de mutucas. Matar esses insetos é um problema que muitas pessoas que vivem no campo têm de enfrentar. Elas amam áreas úmidas, bem como lugares onde vivem animais maiores, como vacas e cavalos. É possível matá-las de diversas maneiras, mas nenhum método é 100% eficaz. Na melhor das hipóteses, você vai reduzir o número de moscas em sua região e também impedir que elas ataquem seres humanos ou animais.
As moscas mutucas são frequentemente confundidas com a mosca-do-veado por sua semelhança e por ambas passarem sua fase larval no mesmo ambiente. Entretanto, além de ter características únicas, como asas mais escuras, as mutucas também se alimentam de outros mamíferos além dos veados, incluindo seres humanos. A mutuca fêmea é que suga o sangue dos mamíferos, já que os machos não possuem a protuberância com dentes afiados na boca que as fêmeas usam para perfurar a pele das vítimas. A mutuca fêmea deve ter ao menos uma refeição de sangue antes ser capaz de se reproduzir, e o estágio larval poderá durar por até três anos.
Saber como tratar a mordida da tabanidae, popularmente conhecida por mutuca, pode reduzir muito a dor e, o mais importante, reduzir a infecção. Diferente de outras mordidas de insetos, que levam de dois a três dias para sarar, a mordida de mutuca pode levar um bom tempo para melhorar. Em vez de perfurar a pele, esse inseto realmente morde e corta a pele, lambendo o sangue, o que pode doer mais que uma picada de abelha, além de ser mais propenso a infeccionar. Saiba os detalhes de como tratar a mordida desse inseto para cuidar com habilidade de si mesmo e da sua família.
Instruções
- Erupções de vergões (áreas inflamadas cheias de fluidos), tontura, fraqueza, respiração ofegante, coceira e inchaços de cor rosa pálido ou vermelho ao redor dos olhos e lábios estão entre os sintomas das mordidas de mutuca. O local afetado muito provavelmente ficará coçando. Infelizmente, esses sintomas podem ocorrer mesmo que você saiba tratar a mordida. Contudo, o tratamento pode prevenir infecções com sintomas muito piores, até mortais.
- Outros sintomas, como bolhas, glândulas inchadas, respiração ofegante prolongada, febre alta, sintomas parecidos com os da gripe ou erupções graves dois dias após a mordida podem significar uma reação alérgica, que necessita de cuidados médicos imediatos. É melhor prevenir do que remediar! Se você está lendo isso após ser picado e seu ferimento dói cada vez mais, está formando pus ou está vermelho e quente, provavelmente está infectado e você precisa consultar um profissional de saúde para evitar septicemia.
- Limpe a ferida assim que perceber que foi picado para prevenir infecções. Isso pode ser feito com sabonete e água.
- Muitas pessoas recomendam aplicar acetato de hidrocortezina ou benadryl em creme na mordida para reduzir os sintomas, além de tomar anti-histamínico ou clorfeniramina (maleato de clorfenamina). Outros preferem usar remédios caseiros, como embeber um guardanapo com sal e água fervente e aplicá-lo na mordida o máximo de tempo possível, além de extrato de babosa, vinagre para reduzir a dor e gelo ou compressa gelada para aliviar a coceira.
- Uma vez realizado o tratamento de sua escolha, faça curativos para cobrir a mordida, deixando-a limpa.