Novo binário vai melhorar o acesso a Pontal do Paraná

O Governo do Estado vai construir um binário em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, para desafogar o trânsito na entrada do município. Na temporada, há filas de até 3 horas. A obra foi anunciada pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (19), no mesmo evento em que ele entregou a terceira etapa do programa de expansão do saneamento em Pontal do Paraná e Matinhos.

Richa afirmou que o investimento se soma a aportes intensos feitos pelo Governo do Estado na região. “Há investimentos em todas as áreas”, afirmou ele. “Todas as obras são planejadas levando em consideração a preservação do ambiente em que vivemos e com inclusão social para o crescimento da cidade, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

O binário desafogará o trânsito no entrocamento da PR-407 (rodovia que liga a BR-277 ao município) com a PR-412. Com custo estimado é de R$ 7 milhões, o binário será feito em um trecho de 2,1 quilômetros, entre a interseção com a PR-407 e a Rua Romário Martins, no balneário Praia de Leste.

Após a obra, a PR-412 passará a ter duas pistas em sentido único (da PR-407 até a Rua Romário Martins). No sentido oposto, o retorno em direção à PR-407 será feito pela Rua Iguaçu, também com pista dupla.

CICLOVIA E CALÇAMENTO – O projeto do binário prevê a recuperação do pavimento existente na PR-412, recuperação e melhoria da sinalização viária, ciclovia, calçamento e estacionamento na rodovia que cruza o município, além da implantação dos mesmos recursos na Rua Iguaçu. Um convênio com a prefeitura autoriza o Estado a realizar os serviços nas vias municipais.

“Há muito congestionamento na chegada a Pontal do Paraná. O binário resolverá os congestionamentos para quem chega de Paranaguá, sentido Praia de Leste. É uma melhoria principalmente para a época de verão, quando dá este congestionamento muito grande neste ponto da rodovia”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior. Ele informou que a previsão é iniciar a licitação até março e começar a obra efetivamente em abril ou maio deste ano.

ACOSTAMENTOS – Outra melhoria na PR-412 que foi antecipada é a implantação de acostamentos (inexistentes), recape da pista e sinalização entre os balneários de Shangri-lá e Pontal do Sul, totalizando 7,8 quilômetros. Este edital deve ser lançado pelo DER até o final deste mês de janeiro, com investimento previsto de R$ 16,1 milhões.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.