Novo sistema torna distribuição de aulas mais segura e transparente

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Volta as aulas no Colegio Estadual Rio Branco no bairro Batel. 12-03-15. Foto: Hedeson Alves

A distribuição de aulas para os mais de 50 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) está mais transparente este ano. A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Celepar, colocou no ar o novo sistema de distribuição informatizada, que contempla todas as aulas disponíveis nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Até o ano passado, a distribuição era feita manualmente e o processo completo demorava até 30 dias para ser concluído.

“Os diretores precisavam disponibilizar em mural as turmas e aulas que estavam disponíveis. Depois de chamar professor por professor e preencher atas e uma série de documentos, ainda era necessário encaminhar todas as planilhas para os núcleos de educação. O processo de distribuição em si era rápido, mas o desdobramento ia até meados de março”, lembra a chefe do Grupo Setorial de Recursos Humanos da Secretaria, Graziele Andriola.

O novo sistema cruza, em poucos cliques, os dados das escolas e professores do Paraná e traz o número exato de aulas de todas as disciplinas, conforme as turmas do Estado. O processo pode ser consultado online pelos professores. “Salvo alguns momentos de sobrecarga do sistema, não tivemos obstruções que impedissem a distribuição”, ressaltou Graziele.

Na prática, para os professores, quase nada mudou, além da agilidade e maior transparência do processo. A distribuição continua sendo presencial e segue os mesmos critérios dos anos anteriores. A diferença, conforme explica a chefe de Recursos Humanos, refere-se à seguridade e à isonomia do processo. “Entre distribuição e suprimento, o que demorava vários dias termina na hora”, resumiu.

Como o sistema é novo, a Secretaria de Educação reconhece que houve momentos de demora e falhas de conexão. Mas, de modo geral, a mudança foi bem aceita pela direção das escolas, como é o caso do Colégio Romário Martins de Piraquara. “O sistema é prático e transparente. Aqui no nosso colégio correu tudo bem, só tivemos alguns momentos de sobrecarga no sistema, mas no geral foi ótimo”, avaliou a diretora Claudiovane de Aguiar. O colégio tem 39 profissionais, do Quadro Próprio do Magistério, entre professores e pedagogos. São 1,6 mil estudantes, divididos em três turnos.

Até o final da tarde desta sexta-feira (03) tinham sido distribuídas 58% das aulas do Estado.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.