“O Povo de Lula”: uma imersão inédita na intimidade do protagonismo popular

De Curitiba para o mundo, livro de fotorreportagem dos paranaenses Leandro Taques e José Carlos Fernandes retrata com precisão e sensibilidade quem foram as pessoas e o que arrastou uma multidão de brasileiros a Brasília para participar da posse presidencial.

De valores histórico e cultural inestimáveis, chega ao grande público o esperado livro de fotorreportagem “O Povo de Lula”, assinado pelo talento dos paranaenses Leandro Taques e José Carlos Fernandes. O lançamento da obra acontecerá na próxima terça-feira (31), a partir das 19h, no Bek´s Bar – Rua Brasílio Itiberê, 3445, Água Verde -, e, lá, os autores recepcionarão amigos e admiradores em noite de autógrafos para festejarem mais esta conquista.

“O Povo de Lula” retrata o olhar e a sensibilidade desses dois paranaenses na captação de imagens e na leitura de fatos que arrastaram uma multidão, oriunda dos quatro cantos do país, para lotar as largas avenidas do Plano Piloto, na capital federal, em 1º de janeiro de 2023, e dar posse ao atual presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Provoca uma verdadeira imersão na intimidade do protagonismo popular.

As cenas desse dia que todos facilmente guardam na memória são as da subida da rampa pelo presidente e a primeira-dama, ao lado de fortes representações do povo brasileiro, comumente excluídos das festas da sociedade, mas que nesse dia roubaram a cena: o indígena, a criança negra, o professor, a vigilante, a mulher com deficiência, o artista, o metalúrgico, o idoso, a catadora de materiais recicláveis e até a cachorra Resistência.

Taques e Fernandes viveram também os dias e instantes que antecederam à simbólica subida da rampa e puderam conversar de perto, olho no olho, ouvir, interagir com a multidão acampada em Brasília naquela semana, para esmiuçar suas histórias de vida, sua emoção, sua dura realidade, sua simplicidade, grandeza, e toda a carga de sentimentos à luz de um Sol escaldante na Praça dos Três Poderes e também no acampamento improvisado no estádio nacional Mané Garrincha.

Os textos refletem o profissionalismo e o olhar de um narrador atento a detalhes, mas que é igualmente generoso em estilos do mais fino bom gosto literário, o que torna único e rico esse registro da história contemporânea. A obra é a quarta no estilo fotorreportagem assinada por Leandro Taques, autor também de “O Retrato da Paz” (2007), “San Lázaro Babalu Ayè” (2015) e “Yo Soy Fidel” (2017). “O Povo de Lula” é mais um título da autoria de José Carlos Fernandes, que já lançou “Um lugar chamado Cocaco” (2022) e “Na Brasílio com a Ângelo” (2020), das coletâneas “Pequenas e grandes histórias de quem tem o que dizer” (2011) e “A vida é perto – perfis…” (2015).

O livro ficou bem interessante. O texto do Zeca é uma delícia, ele consegue te colocar lá, no meio do povo, é emocionante. As fotografias, por sua vez, são retratos clássicos, um mosaico da nossa sociedade. Gente de todas as regiões, o povo brasileiro, de fato, representado na sua multiplicidade”, antecipa Taques.

Foi emocionante viver aquele momento, pelo o que ele representa mesmo nos contextos histórico e social do nosso país, para a retomada do curso de avanços civilizatórios e do protagonismo popular“, destaca Fernandes. “Mas igualmente mexe com a gente pegar em mãos o resultado de um trabalho com essa carga motivacional, de compromisso com a história das pessoas e da sociedade brasileira, para entregar com tanto carinho à validação dos leitores em geral“, relata.

O projeto dos jornalistas paranaenses foi viabilizado via financiamento coletivo na internet e também com o apoio de instituições sindicais da classe trabalhadora. Sindicato dos Bancários e Financiários da Grande Curitiba, núcleos da APP Curitiba Norte, APP Curitiba Sul, da APP Cascavel, APP Pato Branco, APP Campo Mourão, Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), SindiPetro PR/SC e SindiJus.

É uma obra documental dos nossos tempos, que vai alcançar e tornar familiares às gerações futuras a vibração e os laços de compromisso que motivaram ‘O Povo de Lula’ a sonhar e a lutar pelo direito de existir, de emocionar e de fazer história”, acrescenta a jornalista Thea Tavares, entusiasta desse trabalho e responsável pela edição dos textos.

Serviço:

O quê?
Lançamento do Livro “O povo de Lula”, de Leandro Taques e José Carlos Fernandes

Quando?
Terça-feira 31/10
Horário: 19hOnde?
Bek’s Bar – R. Brasílio Itiberê, 3645 – Água Verde, Curitiba (PR). Quanto? R$ 65,00 a unidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
plugins premium WordPress