O Museu Planeta Água promove evento focado na importância da participação feminina em iniciativas pela conservação da natureza
O Museu Planeta Água vai promover, no dia 07 de março, o bate-papo: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta. O Museu foi criado para revelar, de forma lúdica, inusitada e criativa, o quão importante é a água para a sobrevivência e o desenvolvimento das mais variadas formas de vida na Terra, numa gigantesca cadeia de interações biológicas, químicas, físicas e geológicas. Assim, em consonância com seu propósito institucional, une as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, e pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
O evento contará com a participação de mulheres que atuam pela conservação da natureza. Estarão presentes Heloísa Schurmann, líder do projeto Voz dos Oceanos e Protetora dos Oceanos; a deputada federal do Paraná, Luiza Canziani; a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Marchini Brunetta; e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa que é uma das curadoras do Museu Planeta Água e irá mediar o bate-papo. A iniciativa tem plena consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas para atingir a Agenda 2030, no Brasil e em todo o mundo.
Heloisa Schurmann é velejadora, escritora, ativista e ambientalista que há mais de quatro décadas abandonou o conforto da vida em terra firme para aventurar-se com seu marido e filhos pelos mares da Terra. Ela está em sua quarta volta ao mundo e vai revelar suas vivências e experiências na expedição Voz dos Oceanos que mostra como o lixo plástico afeta a vida marinha e prejudica a saúde do planeta. A jovem parlamentar Luiza Canziani vem liderando mulheres na atividade legislativa e apoia projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Priscila Marchini Brunetta, é diretora na Sanepar, uma das patrocinadoras do Museu Planeta Água, e vai abordar sobre o papel das empresas (públicas e privadas) em relação à saúde das pessoas e do planeta e como uma empresa de saneamento está totalmente conectada com o cuidado com o planeta, preservando os mananciais, gerando alternativas sustentáveis para que as pessoas tenham água potável e de qualidade. E a jornalista Maria Celeste Corrêa, além de responder pela criação de conteúdo do Museu Planeta Água, é autora de livros relacionados à conservação da natureza e dedica-se há décadas às causas ambientais.
Inaugurado em 29 de junho de 2022, o Museu Planeta Água é um espaço educativo, interativo e provocativo que busca disseminar conhecimento, gerar encantamento e despertar a reflexão sobre o papel da água na manutenção da vida na Terra e como podemos preservar esse bem tão precioso. Assim, o Museu é o mais genuíno palco para o encontro de mulheres que, por meio de suas vivências, vão debater o protagonismo feminino na luta pela conservação dos biomas e para transformar o zelo pela água num projeto coletivo que envolve mais e mais pessoas a cada dia.
O evento é aberto ao público e a inscrição é feita pelo link:
Idealizadores do Museu Planeta Água
Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu foi concebido por quatro curadores, desde o início: o diretor do projeto Wilgor Caravanti, o diretor criativo Ericson Straub, o arquiteto Aurélio Sant’Anna e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa.
O Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco, desde a sua concepção. Recentemente, o Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC). O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Para saber mais sobre o Museu Planeta Água, acompanhe:
Instagram – @museuplanetaagua
Facebook – https://www.facebook.com/museuplanetaagua/
Serviço:
Evento: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta
Data: 07/03/2023
Horário: das 9h às 12h.
Local: Museu Planeta Água – Rua: Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba – PR