Paranaguá recebe gravação de documentário sobre músico paranaense neste sábado (10)

 Paranaguá recebe gravação de documentário sobre músico paranaense neste sábado (10)

Cidade é uma das dez do estado a participar do filme João Lopes – Bicho do Paraná, que contará a trajetória do artista

João Lopes durante gravação no interior do estado. (Foto: Fábio Novelli)

Paranaguá é uma das dez cidades paranaenses escolhidas para a gravação de um videoclipe que integrará o documentário João Lopes – Bicho do Paraná, que contará a história do autor da música “Bicho do Paraná”, considerada o hino não-oficial do estado.

As filmagens ocorrerão no dia 10 e terão a participação do guitarrista Abílio Abreu e de Aorélio Domingues, do grupo Tamancos Fandango, ao nascer do sol, na praça em frente ao Mercado Municipal. No dia 11 será a vez do cantor e compositor Nego Blue, que gravará sua participação na Ilha do Mel, também no início da manhã, no Farol da Ilha. Lopes, autor da canção, acompanhará as gravações.

O filme é produzido pela L’Avant Filmes e tem previsão de lançamento em 2018, com exibição local e nacional. O videoclipe faz parte da primeira etapa de produção do longa-metragem, que percorreu ao longo do mês de maio algumas das principais cidades do estado para mostrar as belezas e os diferentes estilos musicais que compõem a nossa cultura. Entre eles estão o tamanco, o acordeão, o rock, o jazz e o blues. A supervisão musical é do baixista cascavelense Glauco Solter.

O documentário

O filme João Lopes – Bicho do Paraná mostrará a trajetória do artista nascido em Califórnia, no Norte Pioneiro. Acompanhará a infância no interior; a vida na estrada como hippie nos anos 1970, quando percorreu o Brasil e sobreviveu do artesanato; e a descoberta pelo grande público, com a consagração da música “Bicho do Paraná”, na década de 1980.

O diretor do documentário, Vander Colombo, lembra que o “estouro” da composição ocorreu depois de ser adotada pela campanha do extinto Banco Bamerindus. Ela estreou em 1985 e ficou no ar por 13 anos.

No entanto, a carreira do artista vai muito além dessa música. Lopes é um dos representantes do “rock rural”, estilo que tinha Sá, Rodrix e Guarabyra e Kleiton e Kledir entre os seus expoentes. Para recontar a carreira do compositor, o documentário trará depoimentos de amigos, parceiros e admiradores famosos, como Almir Sater, Luiz Melodia e o sertanejo Leonardo. As entrevistas farão parte da segunda etapa do projeto e estão previstas para junho.

Em outubro, a L’Avant Filmes realizará a produção de um DVD para comemorar a carreira do cantor. As gravações serão no Teatro Guairinha, em Curitiba.

O videoclipe

O clipe contará com a participação de diferentes artistas do estado, que interpretarão a música “Bicho do Paraná”. O resultado final será incorporado ao longa-metragem.

O diretor conta que a inspiração veio do projeto Playing for Change, em que músicos de todo o mundo se unem para tocar uma mesma canção. “O que a gente quer é unir bandas e artistas do estado para mostrar o Paraná por meio de quem vive de música”, explica Colombo.

Ao todo, a equipe visitará 11 cidades e localidades do estado. São elas: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Perfil: João Lopes

João Lopes nasceu em Califórnia, no Norte Pioneiro do Paraná, em 25 de maio de 1950. Possui 39 anos de carreira e cinco discos. Influenciado por Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, Roberto Carlos, Bob Dylan e Neil Young, é um dos representantes ainda ativos do estilo “rock rural”. Hoje, mora em um sítio na região de Curitiba com a esposa, Carminha.

Sobre a L’Avant Filmes

A L’Avant Filmes é uma produtora de filmes paranaense. É a responsável pela execução do documentário João Lopes – Bicho do Paraná, que foi viabilizado por meio de um edital do Governo do Estado com verba da Copel. Entre os trabalhos realizados estão o episódio O Ciumento, do programa Casos e Causos, da RPC; os curta-metragens Relicário e Arvorecer; e os documentários Pioneiros de Santa Tereza do Oeste e Um Dia no Hospital. Para mais detalhes, acesse o site: https://www.lavantfilmes.com.

Serviço

Clipe: “Bicho do Paraná”

Participação: Abílio Abreu e Aorélio Domingues.

Local: Praça em frente ao Mercado Municipal de Paranaguá. Período: Manhã.

Data: sábado, 10 de junho.

Participação: Nego Blue.

Local: Farol da IIha do Mel. Período: Manhã.

Data: domingo, 11 de junho.

Fábio Cherubini

Assessoria de Imprensa – Produção de Conteúdo – Marketing Digital

fbcherubini@gmail.com

(41) 9.9933-7906

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.