Paranaguá recebe gravação de documentário sobre músico paranaense neste sábado (10)
Cidade é uma das dez do estado a participar do filme João Lopes – Bicho do Paraná, que contará a trajetória do artista
João Lopes durante gravação no interior do estado. (Foto: Fábio Novelli)
Paranaguá é uma das dez cidades paranaenses escolhidas para a gravação de um videoclipe que integrará o documentário João Lopes – Bicho do Paraná, que contará a história do autor da música “Bicho do Paraná”, considerada o hino não-oficial do estado.
As filmagens ocorrerão no dia 10 e terão a participação do guitarrista Abílio Abreu e de Aorélio Domingues, do grupo Tamancos Fandango, ao nascer do sol, na praça em frente ao Mercado Municipal. No dia 11 será a vez do cantor e compositor Nego Blue, que gravará sua participação na Ilha do Mel, também no início da manhã, no Farol da Ilha. Lopes, autor da canção, acompanhará as gravações.
O filme é produzido pela L’Avant Filmes e tem previsão de lançamento em 2018, com exibição local e nacional. O videoclipe faz parte da primeira etapa de produção do longa-metragem, que percorreu ao longo do mês de maio algumas das principais cidades do estado para mostrar as belezas e os diferentes estilos musicais que compõem a nossa cultura. Entre eles estão o tamanco, o acordeão, o rock, o jazz e o blues. A supervisão musical é do baixista cascavelense Glauco Solter.
O documentário
O filme João Lopes – Bicho do Paraná mostrará a trajetória do artista nascido em Califórnia, no Norte Pioneiro. Acompanhará a infância no interior; a vida na estrada como hippie nos anos 1970, quando percorreu o Brasil e sobreviveu do artesanato; e a descoberta pelo grande público, com a consagração da música “Bicho do Paraná”, na década de 1980.
O diretor do documentário, Vander Colombo, lembra que o “estouro” da composição ocorreu depois de ser adotada pela campanha do extinto Banco Bamerindus. Ela estreou em 1985 e ficou no ar por 13 anos.
No entanto, a carreira do artista vai muito além dessa música. Lopes é um dos representantes do “rock rural”, estilo que tinha Sá, Rodrix e Guarabyra e Kleiton e Kledir entre os seus expoentes. Para recontar a carreira do compositor, o documentário trará depoimentos de amigos, parceiros e admiradores famosos, como Almir Sater, Luiz Melodia e o sertanejo Leonardo. As entrevistas farão parte da segunda etapa do projeto e estão previstas para junho.
Em outubro, a L’Avant Filmes realizará a produção de um DVD para comemorar a carreira do cantor. As gravações serão no Teatro Guairinha, em Curitiba.
O videoclipe
O clipe contará com a participação de diferentes artistas do estado, que interpretarão a música “Bicho do Paraná”. O resultado final será incorporado ao longa-metragem.
O diretor conta que a inspiração veio do projeto Playing for Change, em que músicos de todo o mundo se unem para tocar uma mesma canção. “O que a gente quer é unir bandas e artistas do estado para mostrar o Paraná por meio de quem vive de música”, explica Colombo.
Ao todo, a equipe visitará 11 cidades e localidades do estado. São elas: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.
Perfil: João Lopes
João Lopes nasceu em Califórnia, no Norte Pioneiro do Paraná, em 25 de maio de 1950. Possui 39 anos de carreira e cinco discos. Influenciado por Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, Roberto Carlos, Bob Dylan e Neil Young, é um dos representantes ainda ativos do estilo “rock rural”. Hoje, mora em um sítio na região de Curitiba com a esposa, Carminha.
Sobre a L’Avant Filmes
A L’Avant Filmes é uma produtora de filmes paranaense. É a responsável pela execução do documentário João Lopes – Bicho do Paraná, que foi viabilizado por meio de um edital do Governo do Estado com verba da Copel. Entre os trabalhos realizados estão o episódio O Ciumento, do programa Casos e Causos, da RPC; os curta-metragens Relicário e Arvorecer; e os documentários Pioneiros de Santa Tereza do Oeste e Um Dia no Hospital. Para mais detalhes, acesse o site: https://www.lavantfilmes.com.
Serviço
Clipe: “Bicho do Paraná”
Participação: Abílio Abreu e Aorélio Domingues.
Local: Praça em frente ao Mercado Municipal de Paranaguá. Período: Manhã.
Data: sábado, 10 de junho.
Participação: Nego Blue.
Local: Farol da IIha do Mel. Período: Manhã.
Data: domingo, 11 de junho.
|