Porto de Paranaguá é sinônimo de mais empregos e investimentos na cidade, aponta pesquisa

Em contato direto e constante com as atividades portuárias, os moradores de Paranaguá sentem orgulho do Porto instalado na cidade. Do total de habitantes, 87,78% dizem estar satisfeitos por morar no município que tem um dos principais portos do país. Quando questionados sobre os benefícios que isso representa, 60,35% deles apontam a geração de emprego e renda e 11,97% a atração de novos investimentos para a localidade.

Esses são alguns dados da recente pesquisa encomendada pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, para identificar o nível de satisfação com a gestão do Porto de Paranaguá, e divulgada na última terça-feira (20). No total, 400 moradores foram consultados, dos quais aproximadamente 50% avaliaram a atual administração como boa ou ótima.
MAIS IMPOSTOS – Os apontamentos da comunidade estão de acordo com a influência que as atividades portuárias exercem no desenvolvimento da cidade. Nos últimos cinco anos, por exemplo, apenas a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) repassou aos cofres do município cerca de R$ 19 milhões em ISSQN (Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza) referentes aos trabalhos e às atividades gerados pelo Porto.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, diz que os resultados contribuem para alavancar os serviços desenvolvidos. “Saber o que a comunidade local pensa e espera dos portos do Paraná nos ajuda a melhorar cada dia mais o nosso trabalho, promovendo desenvolvimento econômico para o município, o estado e o país e pensando também na qualidade de vida dos moradores”, comenta.

ATIVIDADE PORTUÁRIA EVITA O CAOS – A pesquisa também apontou que 76,81% dos moradores já visitaram o Porto e que 48,63% deles consideram as atividades portuárias indispensáveis para o desenvolvimento da cidade, afirmando que sem elas o município seria um caos. Além disso, 95,27% da comunidade diz acreditar que a cidade consegue atrair investimentos por causa dos serviços de importação e exportação.

PORTO ESCOLA – Um outro dado apontado pela pesquisa é que 51,62% dos moradores disseram que faltam projetos de integração com as escolas. Contudo, entre os programas mantidos pela Appa, está o Porto Escola – desenvolvido desde 2012 em parceria com a prefeitura de Paranaguá -, que já atendeu 6 mil crianças, promovendo ensinamentos portuários, ambientais e de segurança.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.