Porto de Paranaguá investe R$ 1,3 milhão em segurança no Cais de Inflamáveis

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deu início ao processo licitatório para contratação de projeto executivo que irá revitalizar o cais de inflamáveis do Porto de Paranaguá. Foto: Ivan Bueno.

O Porto de Paranaguá está investindo R$ 1,3 milhão em obras que darão mais segurança às operações no Cais Público de Inflamáveis. A intervenção, já em fase final, prevê a troca dos dez cabeços de amarração do píer, além da instalação de defensas e chapas expandidas nos berços.

Os cabeços são estruturas de concreto onde os navios são amarrados quando atracados. A substituição deles garante uma operação mais segura no escoamento e importação de granéis líquidos. As novas peças, mais resistentes, devolvem a capacidade de projeto do berço de 100 mil toneladas. O investimento deve ser finalizado ainda em dezembro deste ano.

“Além de óleo vegetal, ali movimenta-se etanol e combustíveis em geral e a segurança operacional e do meio ambiente é a nossa prioridade nestes casos”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, esta obra, além de modernizar a estrutura, proporciona uma atracação com menos riscos e mais eficiência.

ESTRUTURA – O Cais Público de Inflamáveis conta com dois berços de atracação, que são usados, atualmente, pelas empresas Petrobras/Transpetro, Cattalini, União Vopak e CPA. Um destes berços necessitava de manutenção e melhorias nas condições de segurança.

Também foram instaladas chapas expandidas entre os cabeços, que são estruturas metálicas que permitem a locomoção dos trabalhadores entre os berços com maior segurança.

A obra também atendeu requisitos básicos para que as atividades de solda, lixação e afins não oferecessem riscos à operação de materiais inflamáveis, em uma programação combinada previamente com os operadores.

“Modernizamos os dois berços, trazendo um deles de volta à atividade. E fizemos tudo isso com muito diálogo com as empresas operadoras, para que a intervenção fosse segura e, ao mesmo tempo, ágil”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

LÍDER NACIONAL – O Porto de Paranaguá é o líder nacional em exportação de óleo vegetal. Em 2015, foram embarcados 1,2 milhão de toneladas do produto, 3% a mais do que no ano anterior. Ao todo, no que diz respeito a graneis líquidos totais, o porto movimentou 4,2 milhões de toneladas ao longo do ano passado.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
[http:///www.facebook.com/governopr]http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.